Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 27 de julho de 2015, 13h51

Parque Ecológico Tanque do Fancho é abraçado pela população


Foto: JL Siqueira

 

Ficou comprovado que o logradouro público é perfeitamente capaz de proporcionar qualidade de vida à população. Foi até criada a Comissão da Família, para que esse espaço seja bem utilizado, dentro das regras de preservação ambiental

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande integrou várias Pastas da administração pública na condução de ações no Parque Ecológico, incluindo serviços e atividades esportivas. Ficou comprovado que o logradouro público é perfeitamente capaz de proporcionar qualidade de vida à população. Foi até criada a Comissão da Família, para que esse espaço seja bem utilizado, dentro das regras de preservação ambiental.

Na avaliação da secretária municipal de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, coordenadora das atividades desenvolvidas no Parque Ecológico Tanque do Fancho, "as expectativas foram superadas". Ela se referia à presença diária de cerca de 400 pessoas em trânsito pelas alamedas, em caminhadas e outros exercícios físicos. Isso aconteceu não apenas aos sábados e domingos, mas também durante a semana. "Várzea Grande 'descobriu' as belezas e o prazer de visitar o Parque Ecológico Tanque do Fancho. Isso nos motiva muito a trabalhar mais pela conservação de um lugar tão encantador. A população está grata pela revitalização desse espaço, agora liberado permanentemente", definiu.

Helen disse ainda que uma equipe de Esportes irá manter atividades diárias no parque posteriormente ao encerramento da programação de férias. Conforme a secretária, "o varzeagrandense está feliz porque agora pode acessar um lugar central para realizar exercícios e usufruir de contato direto com a natureza. É um espaço ecológico gratuito, que oferta saúde e que receberá melhorias graduais, benefícios extensivos à ampliação da atual área de percurso. Esse parque será palco de eventos em datas comemorativas, a exemplo do próximo dia 8 de agosto (domingo), Dia dos Pais, quando teremos programação do Instituto Jaiminho".

Atentas à saúde das pessoas em trânsito pelo parque, as enfermeiras Juselly Carmem de Lima, Lucélia Cristina de Lima e Eva Barbosa realizam hoje e amanhã aferição de pressão arterial e glicemia. A equipe, lotada na Secretaria de Saúde de Várzea Grande, informou que metade das pessoas que vem ao parque pede para ser examinada. "A preocupação com a saúde é constante por parte de quantos circulam pelo parque", destacou Juselly.

É com base nisso que Leonardo de Campos, 33, natural do município, afirmou que praticar caminhadas regulares no Parque Ecológico Tanque do Fancho. "Gostei muito da revitalização que promoveram, ficou excelente. É ótimo contar com um espaço do tipo em Várzea Grande, pois assim não precisamos sair da cidade para ter contato direto com a natureza, além de poder praticar exercícios. Qualidade de vida resume tudo isso", definiu.

Para o paulista Celso Marchini, 73, e sua esposa, Ana Cléia Marchini, 45, há sete meses residindo em Várzea Grande, o Parque Ecológico Tanque do Fancho foi uma "descoberta maravilhosa". Eles disseram que procuraram um lugar assim para suas caminhadas diárias. "Antes, andávamos pelas ruas, mas é estressante, perigoso. Aqui, não, estamos bem à vontade, temos segurança, a Guarda Municipal nos protege, e temos ainda todo esse arsenal de natureza ao nosso redor. É um espaço aconchegante. O idoso precisa praticar exercícios, manter um ritmo regular de atividades ligadas ao meio ambiente".

Hoje, os presentes foram brindados com a apresentação do Grupo Passo Miudinho, de cururu e siriri. Também foram distribuídas mudas nativas pela Secretaria de Meio Ambiente. Neste domingo, data do encerramento da programação especial de férias no Parque Ecológico Tanque do Fancho acontecerão mais atividades recreativas e esportivas, também com a presença de equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Guarda Municipal, Esportes, Educação e outros setores da Municipalidade.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114