Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 28 de julho de 2015, 06h24

Sema promoverá aula de ginástica laboral


Foto: Meneguini/Gcom-MT

A Gerência de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Meio Ambiente começou nesta segunda-feira (27) uma campanha interna para que os servidores participarem do programa de ginástica laboral, com enfoque na prevenção aos acidentes de trabalho e indicadores de dor. Já está disponível na Intranet, que é a página interna da secretaria, um questionário online inicial que pretende identificar o perfil do trabalhador que participará das aulas.

O questionário está dividido em duas partes: a primeira traz temas característicos dos setores; e a segunda traz aspectos da avaliação de satisfação, motivação e estado físico atual dos servidores. O resultado do questionário será instrumento para otimizar os exercícios a serem aplicados na ginástica laboral que está prevista para começar na primeira semana de agosto.

De acordo com o gerente da Qualidade de Vida no Trabalho, o psicólogo Flávio Jabra Peixoto, este tipo de exercício físico foi escolhido devido à incidência de afastamento por causas médicas. Ele informa que neste primeiro momento irão participar das aulas somente os setores mais críticos, o que equivale a 30% dos funcionários da sede da Sema, em Cuiabá, que possui um total de 695 servidores. Mas todos precisam preencher até para que haja um planejamento de expansão das aulas para todos os setores. “Assim teremos dados para ajustar a ginástica conforme as necessidades de cada unidade administrativa.”

Por enquanto as aulas vão ocorrer toda sexta-feira, a partir das 17h, mas Flávio já planeja aumentar a frequência dos encontros para pelo menos duas vezes por semana. A educadora física da Sema, Michelli Andrea de Sant’Ana, está à frente da elaboração dos exercícios e explica que seus benefícios são importantes para o cotidiano. “A ginástica laboral combate o sedentarismo, melhorara a flexibilidade, a postura, reduz a sensação de fadiga, combate as tensões emocionais, entre outras coisas”.

A educadora ainda destaca que o relacionamento social é fundamental para o convívio no trabalho e por meio das aulas, os servidores terão mais interação. “E o resultado será visível na diminuição de afastamentos por causas médicas relacionadas a acidente e lesões no trabalho.”

Ginástica Laboral

Esta modalidade é realizada no próprio local de trabalho, dura entre 15 e 20 minutos, consiste em exercícios de alongamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Não provoca cansaço físico ou transpiração, é realizada com a própria roupa de trabalho e tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114