Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 04 de agosto de 2015, 14h19

Sistema Viário Binário começa a funcionar no Consil nesta terça-feira


Foto: Michel Alvim
.

A partir das 7h desta terça-feira (04) começa a funcionar o terceiro Sistema Viário Binário em Cuiabá. Desta vez, o sistema será adotado nas ruas Marcos Pereira da Luz e Deputado Roberto Cruz que abrangem os bairros Consil e Miguel Sutil e tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego na região que possui diversos edifícios residenciais. E a projeção é que o trânsito de veículos deva aumentar quando começar a funcionar um empreendimento comercial que está sendo construído na esquina das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (AV. do CPA) com a Miguel Sutil, nas proximidades do viaduto.

Com as mudanças, as duas ruas (paralelas a Avenida do CPA), que atualmente funcionam como mão dupla, deverão ter os seguintes sentidos: Rua Marcos Pereira da Luz terá mão única no sentido Guilherme Victorino (entrada pela Miguel Sutil próximo ao viaduto) até a Rua O. A rua paralela, a Deputado Roberto Cruz, será mão única entre a Rua O e a Rua N. O motorista que trafegar pelo local não terá nenhuma dificuldade, já que todas as vias receberam sinalização horizontal e vertical, e não somente aqueles onde funcionará o sistema, mas também as demais ruas do bairro Consil e Miguel Sutil. Agentes de Trânsito também estarão no local para orientar os motoristas.

Para quem quiser entrar no bairro pela Rua Marcos Pereira da Luz, vindo pela Avenida do CPA, ou quiser sair do bairro com acesso a Avenida do CPA, poderá fazê-lo pela Rua Wilson Garcia (antiga Travessa F, a rua da Pamonharia Paiol). As mudanças que começarão a vigorar a partir desta terça-feira, além de melhorar e facilitar o tráfego criarão mais vagas para o estacionamento, já que será permitido estacionar nos dois lados das ruas Marcos Pereira da Luz e Deputado Roberto Cruz.

Caderno de Projetos

O Sistema Viário Binário vem sendo adotado pelas grandes capitais e é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas. O binário consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um sentido único. As melhorias que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para melhorar a fluidez do tráfego fazem parte do Caderno de Projetos “Abrindo Caminhos” executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e que prevê até o fim do ano a implantação de outros sistemas em várias regiões da cidade, além de outros projetos de readequação viária e de sinalização horizontal e vertical, que estão sendo implantados em diversos bairros da Capital.

Em Cuiabá, o Sistema Viário Binário começou a ser adotado em 22 de junho com o funcionamento de sentido único em trechos das avenidas São Sebastião e Ipiranga, região Central. Outro binário implantado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e que começou a funcionar no dia 27 de julho foi no Jardim Tropical, com alterações feitas no sentido das ruas Guilherme Hans e La Paz e em mais seis ruas do bairro.

“Estas medidas são adotadas pensando no bem-estar de todos, tanto dos moradores como dos condutores. Fazemos um estudo nas regiões em geral àquelas que se constituem em polos geradores de tráfego, para verificar a viabilidade da implantação do sistema. Pedimos a colaboração dos motoristas para que observem a sinalização”, solicitou o secretário Thiago França.

Para uma moradora que trafegava pela Rua Marcos Pereira da Luz, as alterações chegaram em boa hora, já que pelo movimento de carros, o tráfego em duas mãos complicava o trânsito. . “Estávamos precisando dessa mudança. Parabéns pelo trabalho”, disse a motorista.
 

Alterações de imagens/PlantãoNews

 

 

Clique AQUI e confira os detalhes no mapa

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114