Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de agosto de 2015, 15h33

Fórum internacional em Cuiabá debate a ressocialização de reeducandos


O prefeito Mauro Mendes participou na manhã desta quarta-feira (26) da solenidade de abertura do “Fórum Internacional Humanismo Ressocialização Direitos Humanos: Sistema de Justiça à Consagração dos Direitos Humanos”. O fórum é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário. A Prefeitura de Cuiabá é uma das parceiras do Poder Judiciário na realização do fórum.

O objetivo do evento é debater temáticas relativas à execução penal, audiência de custódia, sistema de justiça, justiça restaurativa, ressocialização e trabalho digno. O fórum deve reunir 800 participantes até a próxima sexta-feira (28), no Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros”, na Assembleia Legislativa.

Falando na solenidade de abertura, Mauro Mendes deu as boas-vindas aos participantes em nome de população de Cuiabá e disse esperar que o fórum possa contribuir para diminuir os problemas daqueles que tentar voltam ao convívio social após cumprirem as penas a que foram submetidos. “Vivemos um momento delicado que exige reflexão para que tenhamos profundas modificações. Precisamos de patriotismo para entender a dura realidade e irmos ao encontro dos problemas para solucioná-los”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou que a prefeitura tem feito sua parte, contratando reeducandos para trabalhar nas Secretarias de Serviços Urbanos e Obras Públicas. “A ressocialização ajuda a diminuir os problemas daqueles que são levados ao sistema penitenciário para cumprirem suas penas”, disse Mauro Mendes.

Durante a solenidade de abertura, o Coral Municipal, formado por servidores públicos, aposentados e pessoas da comunidade, fez a apresentação. Sob a regência do maestro Carlos Taubaté, o coral apresentou um pot-pourri de músicas regionais.

Houve ainda o lançamento da Revista Digital do Grupo de Monitoramento e Fiscalização, que reúne nove artigos científicos selecionados para apresentação no evento e que será disponibilizada na internet. Foram ainda lançados os livros “Vulnerabilidades e Direitos Humanos”, de autoria da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e presidente do Grupo, Amini Haddad, e “Família e Sociedade”, elaborado em coautoria por diversos estudiosos como a desembargadora Maria Helena Póvoas, o promotor de justiça Joelson de Campos Maciel, entre outros.

 

O evento conta ainda com palestrantes internacionais como a jurista membro do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher da ONU, Silvia Pimentel, o coordenador da Cátedra da Unesco, Timothy Denis Ireland, e o coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114