Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de agosto de 2015, 20h27

Defensora se reúne com equipe da Secretaria de Saúde de Cuiabá


 

A fim de estreitar relacionamento e apresentar as demandas constatadas na primeira etapa de vistorias realizadas em unidades de saúde de Cuiabá, a Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, se reuniu, na manhã desta terça-feira (25), com o Secretário-adjunto de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, Fernando Antônio Santos e Silva, a Diretora da Atenção Secundária, Simone Balena Brito, e com o Diretor da Atenção Básica, José Ricardo Santana.

Conforme explicou a Defensora, neste ano já foram vistoriadas as cinco policlínicas da Capital, bem como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro e o Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Jardim Novo Colorado, sendo que houve muitas melhorias em relação ao ano passado, como no que diz respeito a medicamentos, material de limpeza e expediente e cumprimento da carga horária por parte dos profissionais. Persiste, no entanto, a necessidade de ampliação do quadro de profissionais e de reforma estrutural.

Recebemos inúmeras reclamações no ano passado e, então, realizamos vistorias em todas as unidades. Neste ano, como as reclamações permaneceram e por determinação do Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, as estamos realizando novamente. Após o encerramento da primeira etapa, solicitamos esta reunião para estreitar laços e resolver os problemas de forma administrativa. Sabemos que a situação é complicada, mas queremos ajudar a encontrar uma solução”, explicou Silvia Ferreira.

Frente aos problemas pontuados pela Defensora, a equipe ressaltou o que já está sendo feito com o intuito de saná-los. Conforme eles, está sendo montado um quadro de substitutos para suprir a vacância de médicos que entram de licença. Há duas semanas também foi contratada empresa de manutenção para os equipamentos, outra reclamação constante nas unidades.

Além disso, segundo a equipe, no dia quatro de setembro, será lançado edital para contratação de profissionais de serviços gerais, assim como estão sendo entregues mesas e armários que já haviam sido comprados. Quanto a obra da UPA do Pascoal Ramos, deve ser entregue em setembro e inaugurada em dezembro, sendo que está sendo estudado o que será feito na policlínica. Já em relação as reformas, a Secretaria ponderou que, no momento, não há recurso.

Após a reunião, a Defensora protocolou ofício com relatório de cada unidade vistoriada, a fim de obter informações mais detalhadas sobre cada ponto levantado nas visitas técnicas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114