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Quarta, 02 de setembro de 2015, 20h22

Palestra da Sefaz aborda participação do servidor público no Estado de Transformação


Cerca de 80 servidores da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso participaram da palestra “O servidor público e o poder da transformação”, ontem (01.09), durante o segundo dia de capacitação do Programa de Atendimento e Difusão do Conhecimento Fiscal, na Arena Pantanal. De acordo com o servidor e palestrante, José Emílio, o tema foi inspirado no momento de transformação vivido pelo Estado.

Ao falar sobre atendimento ao contribuinte, José Emílio ressaltou a necessidade de todos os servidores fazendários estarem inseridos no contexto da transformação almejada pelo governador Pedro Taques. De acordo com ele, as mudanças na esfera do serviço público impactam não apenas nos órgãos governamentais, mas em toda a sociedade, motivo pelo qual o servidor público deve prezar pela excelência no atendimento ao cliente e também se capacitar constantemente.

O palestrante avalia que é nítida a disposição dos servidores em participar desse momento de transformação em Mato Grosso, buscando se atentar às condutas enquanto agente público e também atender da melhor forma possível para que se tenha uma secretaria de alto nível. “Queremos, nesse momento de reflexão, que as pessoas se vejam nesse contexto e busquem ser melhores a cada dia”, afirma José Emílio.

O servidor Luciano Roseira atende contribuintes diariamente na Sefaz e para ele, que está lotado na Gerência de Atendimento à Região Metropolitana, participar desse tipo de capacitação é fundamental para alcançar a excelência ao atender um cliente. “É essencial para que estejamos sempre agregando novos conhecimentos e melhorando nosso atendimento no dia a dia. Acredito que o ponto principal dessa palestra é a questão motivacional, pois saímos com os ânimos renovados e prontos para buscarmos fazer algo a mais do que já fazemos no cotidiano”, observa.

Para a servidora Helena Borges Noethen, da Gerência do Conselho do Contribuinte, a palavra transformação, a princípio, causa medo, mas sair da zona de conforto é bem mais interessante. “Aqui na Sefaz, como a gente faz concurso para trabalhar no Estado, na verdade você faz um concurso para todas as áreas. Quando você muda de uma área para a outra te dá um medo de sair da zona de conforto, mas a gente cresce sempre”, pontua.

Vídeo

Durante a palestra, que foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, foi apresentado um vídeo humorístico produzido pela Assessoria de Comunicação da Sefaz em parceria com o servidor, ator e humorista Romeu Benedicto Lucialdo. A produção relata situações em que o atendimento prestado ao contribuinte deixa a desejar e também mostra como deve ser o atendimento com qualidade.

Os servidores elogiaram a produção, principalmente por tratar de um assunto sério de forma bem humorada. “O vídeo foi muito interessante porque a gente tem sempre que aprender e saber que um dia podemos ser nós que estejamos do outro lado da linha pedindo uma informação”, comenta a servidora Helena.

O secretário adjunto de Atendimento ao Cliente da Sefaz-MT, Carlos Daniel Barão, reforça a qualidade no atendimento ao contribuinte é a prioridade da secretaria e que, para isso, foi criado na administração do secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, o Programa de Atendimento e Difusão do Conhecimento Fiscal. Para ele, a palestra conseguiu transmitir a ideia de que o servidor fazendário faz parte das transformações que vêm ocorrendo no Estado.

“O servidor José Emílio também conseguiu passar aos colegas a questão do comprometimento e de algumas ações equivocadas na área do atendimento e fez isso com humor. Ainda tratou da questão da dificuldade na quebra de paradigmas, de enfrentar situações diferentes. Com certeza os servidores saem daqui mais motivados e empenhados a desenvolver um trabalho de alta qualidade”, completa.

A palestra “O servidor público e o poder da transformação” faz parte do Programa Prevenir, da Corregedoria Fazendária (Cofaz) e é introduzida pela servidora Maria Angélica Boni Wiedtheuper 




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