Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 03 de setembro de 2015, 12h36

Instituições de saúde e segurança atuam na Arena Pantanal


Responsável pela administração da Arena Pantanal, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) concedeu espaços do estádio para instituições públicas. Órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) já estão com unidades instaladas no local. Além deles, a Superintendência de Defesa Civil do Estado foi transferida para a Arena, assim como o Gabinete de Assuntos Estratégicos e a Adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, ligada à Secid. O objetivo é utilizar o estádio em prol de serviços de lazer, saúde e segurança pública.

Instalada na Arena desde maio, a Defesa Civil vem desenvolvendo diferentes atividades internas e externas no estádio. Superintendente do órgão, o tenente coronel Abadio José da Cunha Júnior afirma que o local possui estrutura suficiente para manter todas as instituições. Segundo ele, além de otimizar os espaços, a presença de unidades dos Bombeiros e Polícia Militar oferecem ainda mais segurança à região.

Atualmente, 300 alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso utilizam as dependências do estádio para a capacitação, que tem duração de oito meses. “Hoje a Arena é a região com o maior número de instituições públicas instaladas em Mato Grosso. O estádio possui total capacidade para abrigar estas entidades”.

Outra entidade que conta com o suporte da Arena é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o diretor estadual da instituição, tenente coronel Vicente Manoel de Deus Neto, devido à boa localização e estrutura física já está sendo articulada a instalação de uma base do Samu no local. Hoje, o Serviço conta com oito postos na Região da Baixada Cuiabana.

“Estrategicamente, a Arena tem pontos de saída para diversas direções da cidade. Os veículos conseguem chegar aos principais bairros da Capital sem percorrer as avenidas mais movimentadas. Por conta disso estamos estudando a viabilidade de implantar uma base no estádio”.

De acordo com o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, a presença das instituições no espaço da Arena Pantanal é a confirmação de que o estádio cumpre seu papel de ser multiuso. “Além das atividades de trabalho, outros tipos de eventos e atividades estão sendo organizados semanalmente na Arena. A população abraçou o espaço esportivo e para manter a qualidade do local as instalações das instituições de segurança e saúde são primordiais. Além disso, há a garantia dos serviços públicos estarem sendo oferecidos à população”.

A PM também está presente na Arena com agentes do 10º Batalhão, que possui uma unidade na área externa do estádio. A segurança é reforçada também pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (DERF), localizada em uma das avenidas de acesso aos portões da Arena. O entorno do estádio ainda conta com o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e a Policlínica do Verdão.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114