Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 04 de setembro de 2015, 20h18

Prefeitura vai oferecer 100 vagas do Pronatec neste segundo semestre


A Prefeitura de Cuiabá vai oferecer, a partir deste segundo semestre, 100 vagas para cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começam no mês de outubro.

A oferta de vagas do Pronatec é coordenada pelo Plano Cuiabá Sem Miséria, que tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema buscando a inclusão social e a promoção da cidadania por meio da oferta de cursos voltados para a inserção no mercado de trabalho.

Foto: Michel Alvim

Neste ano são ofertadas vagas para cursos de organizador de eventos, espanhol básico, auxiliar de fiscalização ambiental, alimentador de linha de produção e padeiro – que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cuiabá).

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, os cursos são gratuitos, com duração mínima de 160 horas, sendo uma importante ferramenta para que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à qualificação profissional.

“A qualificação das pessoas é extremamente importante, principalmente neste momento econômico, em que a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho aumenta. E o Pronatec passa a ser mais uma chance de a pessoa se qualificar profissionalmente”, afirma.

A oferta das vagas é destinada, prioritariamente, para pessoas com idade entre 16 a 59 anos e que estejam inseridas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de acordo com a coordenadora do Pronatec em Cuiabá, Rosamaria Carvalho.

“A carência de mão de obra é muito grande no nosso público, especialmente porque as pessoas da assistência social são aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Por este motivo são pessoas de baixa escolaridade e consequentemente com baixa probabilidade de ingressar no mercado de trabalho e permanecer nele”, esclarece.

As inscrições serão feitas a partir no dia 1º de outubro no Senai Cuiabá e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No ato da inscrição, o interessado precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência e, assim que matriculado, passa a receber auxílio para alimentação e/ou transporte, além de materiais escolares.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114