Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 06 de outubro de 2015, 18h26

Estagiários do Fórum de Cuiabá são capacitados


Vinte estagiários do Fórum de Cuiabá participam do curso ‘Gerenciamento de rotinas – gestão de processos de trabalho para estagiários’ esta semana, de 5 a 9 de outubro. Esta é a primeira capacitação destinada a esse público nos últimos quatro anos.

O treinamento é oferecido pela Escola dos Servidores, a pedido da Diretoria do Fórum, das 13h às 17h. Os estudantes de Direito estão sendo capacitados para atuar nas secretarias das Varas.

A aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (5 de outubro). Os estagiários foram recepcionados pela diretora do Fórum, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, e pela gestora-geral Gicelda Rosa Fernandes da Silva.

“Nosso objetivo é facilitar o trabalho de vocês e encaminhá-los ao local de trabalho já capacitados. Espero que aproveitem essa oportunidade”, afirmou a magistrada. “Estagiário não tem que saber tudo, mas precisa ter uma noção das atividades a serem desempenhadas”, acrescentou a gestora.

O curso é ministrado pelo gestor judiciário e instrutor interno Fidélis Cândido Filho, servidor da 1ª Vara de Família de Várzea Grande. Ele explica que a primeira aula é dedicada à explicação da Metodologia Ordem e as demais são específicas da rotina na secretaria. “A metodologia de gestão de resultados foi implantada pela Corregedoria para que fosse estabelecido um padrão a ser seguido, um modelo de trabalho. Partindo dessa metodologia é que entramos nas rotinas”, conta.

De acordo com o instrutor, os estagiários vão aprender a usar o sistema Apollo, a fazer registro, atuação e juntada nos processos, expedição de documentos, atualização do sistema entre outras atividades. “O curso é extremamente importante porque o estagiário vai aprender a utilizar a ferramenta corretamente, sem vícios e sem depender da disponibilidade de tempo do gestor da Vara. Há muito trabalho a ser feito e nem sempre o gestor consegue parar para orientar e esclarecer dúvidas. Com o treinamento, ele já chega tendo uma noção do sistema”, defende Fidélis.

É justamente essa a expectativa da Clenice Francisca de Souza, de 37 anos, que está no 8º semestre do curso e começou o estágio há 20 dias na 1ª Vara Cível da capital. “Não via a hora de começar logo o curso. Às vezes a gente atrapalha o gestor tirando dúvidas, principalmente quando vamos fazer carga e liberar o processo. O treinamento vai me deixar mais segura do próximo passo. O objetivo é errar menos, a cada dia”, salienta a estagiária.

Colega de trabalho de Clenice, Willes Ferreira de Carvalho, de 30 anos, está cursando o 5º semestre. Para ele, essa é a primeira experiência de estágio. “Espero aprender no curso técnicas para facilitar o meu trabalho, a expectativa é de melhorar a minha atuação”, pontua.

O estudante pondera ainda que a prática tem sido boa. “Antes eu tinha apenas a visão da teoria, da doutrina. Agora vivencio a realidade do Direito, estou conseguindo compreender melhor os códigos de processo civil e penal”, avalia.

Uma nova turma do curso está agendada para o período de 19 a 23 de outubro. Será a oportunidade para outros estagiários conhecerem melhor a rotina de trabalho na secretaria da Vara. Este é o caso da Pamela Christie Pereira Rodrigues, de 18 anos, aluna do 4º semestre, que compareceu ao Fórum para entregar os documentos nesta segunda. “Quero aprender coisas novas, crescer no ramo do Direito. No futuro, pretendo fazer concurso para a magistratura”, revela a estudante que deve começar a estagiar em alguns dias.

Lidia Cristina Frazão Belfort, de 21 anos e aluna do 6º período, também esteve no Fórum para entregar os documentos. Este será o primeiro estágio dela. “O Direito é um grande leque. Quero aprender, conhecer todas as áreas para depois escolher em qual delas atuar”, pontua. A gestora de Recursos Humanos do Fórum, Mércya Lorena Bueno, destaca que 100 estagiários de Direito foram convocados recentemente. Eles passaram por processo seletivo e devem apresentar os documentos de 2 a 8 de outubro para elaboração do contrato e início das atividades. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114