Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 06 de outubro de 2015, 16h00

'Prati-Cidade' melhora qualidade de vida da população do Vila Arthur


A quatro dias do início do maior mutirão social e de oferta de serviços da administração pública de Várzea Grande, o ‘Prati-Cidade’, os moradores do Vila Arthur já vivenciam uma nova realidade com a chegada de melhorias, especialmente em infraestrutura, limpeza urbana e iluminação pública.

Por onde se anda, máquinas e homens estão trabalhando intensamente para que até sexta-feira, dia 9, as principais ruas e avenidas do bairro estejam recuperadas para o dia do mutirão. Essa mudança na rotina diária da população vem resgatando a autoestima dos moradores e impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida.

Do portão de casa, a dona-de-casa Beile Nair de Almeida, acompanhava a operação tapa buraco em frente a sua casa, na rua 7 de Setembro, no Vila Arthur. “Moro aqui há mais de 30 anos e fico muito grata por a prefeita ter escolhido nosso bairro para ser sede do mutirão. Será uma boa oportunidade para a gente ter acesso a muitos serviços de uma vez só. Oro para que Deus siga iluminando a dona Lucimar para que ela tenha saúde para seguir mudando Várzea Grande”.

Vizinho da dona Beile, está o microempresário Matusalém Crispim da Cruz, dono de um mercadinho na mesma avenida. Ele está satisfeito com a atenção que a prefeitura está dando à comunidade. Há 18 anos no local, ele conta que perdeu as contas de quantas vezes comprou cimento para ele mesmo tapar buracos em frente ao estabelecimento. “Eu fazia o que o poder público não fazia, muitas vezes a gente se unia, um dava areia, às vezes eu pagava pela mão de obra ou eu mesmo ia lá e tapava. Não tinha outro jeito, mas agora estamos recebendo serviços de qualidade nas nossa ruas e calçadas”.

Dona Maria Vilma Santana, também antiga moradora do bairro, saiu de casa para ver de perto a movimentação de máquinas, caminhões e homens pelas ruas do Vila Arthur. “Nós estávamos esquecidos e esse asfalto, principalmente para gente que é mais idoso e para as crianças, ajuda a acalmar a poeira na época de seca. É um benefício que nos ajuda muito”.

Outra microempresária do bairro, Flávia Oliveira, lembra que até alguns dias atrás, a avenida principal, a 7 de setembro, era só buraco. “Essa ação da prefeitura mostra que não estamos esquecidos. Essa atenção da prefeitura ajuda muito nossa comunidade que é tão carente. Voltamos a viver dentro de uma Várzea Grande bonita”.

José Geraldo Macedo, também morador da localidade, está em contagem regressiva para o dia do mutirão ‘Prati-Cidade’. “Será uma oportunidade de buscar serviços junto à Prefeitura e de aproveitar todos os serviços que vão ter aqui, principalmente os de saúde. Vou mobilizar a vizinhança para que todos compareçam na sexta-feira”.

‘Prati-Cidade’ - O mutirão de cidadania ‘Prati-Cidade’ será realizado no dia 9, próxima sexta-feira, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Luiz Maria Ghisoni, das 8h às 17h. A prefeitura sempre inicia os trabalhos de infraestrutura, limpeza urbana e iluminação pública 15 dias antes do evento e por isso a população do Vila Arthur está desde a semana passada contabilizando transformações na localidade.

O ‘Prati-Cidade’ do Vila Arthur é a segunda edição do mutirão que foi idealizado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e é coordenado pela secretaria de Assistência Social. Essa etapa do Vila Arthur vai atingir também os moradores do Santa Teresinha, São Francisco e Serra Dourada.

A secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, explica que mesmo sendo a segunda edição, o ‘Prati-Cidade’ já está sendo um diferencial para as comunidades carentes por garantir serviços públicos essenciais nos bairros que se encontram esquecidos há anos. “O mutirão é a uma forma de aproximar a administração pública da realidade dos bairros mais afastados do centro da cidade, onde o conhecimento na prática fará com que o planejamento de ações futuras de cada pasta seja inserida para execução nos bairros”, frisa Kathe Martins.

O projeto vai oferecer serviços gratuitos de cidadania e inclusão social à população. A ação levará aos bairros serviços nas áreas de saúde, infraestrutura e Assistência Social, além da emissão de documentos e serviços que a administração pública presta ao cidadão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114