Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 09 de outubro de 2015, 19h14

Semana do Peixe incentiva consumo e traz preços acessíveis à população


Foto: Marcos Vergueiro

Aproximadamente 300 quilos de pescado devem ser vendidos na XII Semana do Peixe, iniciada nesta sexta-feira (09), na Praça Alencastro, em Cuiabá, conforme os organizadores.

Os preços foram reduzidos para facilitar as vendas e incentivar o consumo durante o final de semana e feriado da próxima segunda-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças.

Restaurantes, peixarias e supermercados estarão ofertando o peixe com desconto de 10% a 20%. Na Praça Alencastro o produto está sendo vendido a R$ 9 o quilo (com espinha) e R$ 11 o quilo (sem espinha). A espécie comercializada é o tambatinga.

A Semana do Peixe é realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso. Folders educacionais e um livro de receitas a base de pescado estão sendo distribuídos ao público.

“Nossa cidade é conhecida por uma culinária que tem o peixe como carro-chefe, mas o consumo ainda é considerado baixo. Assim como no período da Semana Santa, pretendemos reforçar a comercialização, ofertando um produto fresco, barato e de qualidade”, destacou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

Lorivaldo Martins, 67, foi um dos primeiros a chegar ao ponto de venda e garantir o peixe, que, segundo ele, estaria no cardápio do almoço desta sexta-feira.

“Na minha família todos gostam muito e como está com um preço bacana, vou aproveitar levar um sem espinhas”, disse.

Segundo o superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso, Ércio Lins, Mato Grosso é o maior produtor de pescado do país e tem tudo para gerar grandes negócios, inclusão social, emprego e renda. “Sorriso é a cidade que mais produz peixe no Brasil e Cuiabá é a 15ª. O peixe é uma proteína de qualidade que pode substituir a carne, mas precisamos trabalhar mais para que se torne um hábito”, ressaltou o superintendente.

Programação

No dia 13 de outubro (terça-feira), ocorrerá o evento “Despertando o paladar”, na Escola Municipal Jayme Veríssimo de Campos, localizada na Rua São Paulo, no bairro Nova Várzea Grande, na cidade de Várzea Grande-MT, e, no dia 14, na Escola Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, bairro Coxipó da Ponte, na cidade de Cuiabá-MT.

No período de 14 a 16 de outubro (quarta a sexta-feira), bares e restaurantes, participantes do evento, ofertarão descontos em seus pratos feitos à base de peixe. Os estabelecimentos parceiros apresentarão o cartaz alusivo a XII Semana do Peixe.O encerramento da programação ocorrerá no dia 16 (sexta), no período das 9 às 12h, no Paço Municipal da Prefeitura de Várzea Grande, com venda de pescado diretamente do produtor ao consumidor. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114