Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 25 de novembro de 2015, 10h49

Sábado, 28 de novembro tem Dia 'D' de Vacinação Antirrábica em Várzea Grande


Quem não vacinou seu animal de estimação ainda dá tempo. A secretaria de Saúde por meio Centro de Controle de Zoonoses convoca a população para mais um Dia D de Vacinação Antirrábica que será realizado nesse sábado (28), das 08 às 17 horas. A Campanha acontece em postos fixos de vacinação distribuídos pela cidade, além da sede do Centro de Controle de Zoonoses, clínicas veterinárias e pets shops. Serão vacinados cães e gatos com idade acima de três meses.

No último sábado (21) durante a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica em Várzea Grande, foram vacinados 3.349 animais, ou seja, 2.997 cães e 352 gatos, o que representa um percentual de 15% da meta estipulada para o município, que é de vacinar aproximadamente 45.000 animais, sendo 35.000 cães e 10.000 gatos.

“Convocamos a população que levem seus animais a um dos postos de vacinação mais próximo de sua residência. A vacina é o meio mais eficaz senão o único contra a raiva animal”, informa o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juliano Mello.

Juliano reforça que foi firmada parceria entre o município e clínicas particulares para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação. “Procuramos programar locais estratégicos de vacinação a fim de conseguir alcançar a meta do Ministério da Saúde. Se cada um fizer a sua parte, atingiremos a meta”, reforçou Juliano.

A vacinação rural também está sendo feita, através de ações de casa a casa, ou seja, os agentes de saúde passam de residência em residência vacinando o maior número de caninos e felinos presentes nas localidades contempladas. As vacinas serão aplicados por via subcutânea, 1ml da substância, sendo posteriormente entregue aos donos dos animais os comprovantes de vacinação.

Os profissionais de saúde, médicos veterinários e biólogos, também prestarão orientações, esclarecendo dúvidas da população sobre a vacina, intensificando as ações preventivas e educativas referente à raiva e outras zoonoses. “É importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado”, completou Juliano.

Os locais de vacinação dos setores III e IV para o dia 28 de novembro são os seguintes: Escola Oscar Ribeiro da Costa (São Mateus), Igreja São Mateus (São Mateus), Escola Maria Pedrosa de Miranda (Parque Sabiá), Escola Júlio Correa (Residencial São Mateus), Escola Napoleão José da Costa (Marajoara II), Escola Maria Leite Marcoski (Marajoara I), Escola Arlete Maria da Silva (Cohab Asa Bela), Centro Comunitário Amorabel (Cohab Santa Izabel), Antiga Sede da Associação de Moradores do Jardim Eldorado (Jardim Eldorado), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Cidade de Deus) e Escola Dirce Leite (Jardim Itororó). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114