Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 27 de novembro de 2015, 18h13

Max Russi recebe alunos da Escola Antonio Ferreira Sobrinho, de Jaciara


Foto: Maycon Falkony

Estudantes visitaram as repartições da Assembleia, conheceram o trabalho do parlamento e esclareceram dúvidas sobre diversos assuntos políticos~.

O deputado estadual Max Russi (PSB) recebeu esta semana alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Antonio Ferreira Sobrinho, de Jaciara, que participaram do programa Por Dentro do Parlamento.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo, além de esclarecer dúvidas sobre assuntos como tramitação de projetos de lei, emendas parlamentares, distribuição de gabinetes, função e formação das comissões permanentes, temporárias e de investigação, sessões ordinárias e extraordinárias, distinção de competências dos poderes municipal, estadual e federal, entre outros.

“É sempre muito bom e gratificante ver o esforço dos professores em proporcionar esse conhecimento aos alunos. Nesse caso, minha alegria foi em dobro, pois são alunos e professores de uma instituição pela qual tenho um enorme carinho, já que tive a oportunidade de ter sido vereador e prefeito de Jaciara”, frisou o socialista, que recebeu os visitantes em seu gabinete e fez uma explanação sobre o funcionamento da Casa e função dos deputados.

A diretora do Conselho Deliberativo da Escola, professora Dilma Maria de Andrade Almeida, destacou a importância de oferecer a oportunidade aos jovens estudantes e disse que a visita se aplica à nova metodologia que vem sendo desenvolvida pela instituição. “Estamos realizando um programa de transposição didática. Aplicamos as disciplinas em sala de aula, e depois levamos os alunos para uma aula de campo. No caso de hoje, o tema debatido em sala foi política-estado, então optamos pela vinda à Assembleia e está sendo muito proveitoso”, disse.

Para a aluna Luzia Gabriele Xavier Félix, de 17 anos, a visita ofereceu o conhecimento de uma realidade muito distante da que ela e os colegas tinham a respeito do Poder Legislativo e da estrutura física da Assembleia.

“Vai contribuir muito. Eu não conhecia a Assembleia, é a primeira vez que venho a Cuiabá e também nunca tinha fica tão perto de uma autoridade, nem mesmo de um prefeito ou vereador, e agora estamos ouvindo um deputado, no gabinete dele, nos explicando sobre política”, relatou Luzia.

Já para o aluno Leonardo Firmino de Almeida, de 15 anos, o foco voltou-se para o sonho político. “Com certeza, a partir de agora, vou ficar pesquisando tudo sobre a Assembleia porque despertou meu interesse. Mas o mais importante é saber que não é impossível que qualquer um de nós, mesmo morando numa cidade pequena, podemos um dia ser alguém importante como o Max”, enfatizou Leonardo, fazendo referência ao parlamentar, que é de Jaciara, começou a vida pública como vereador, depois prefeito e hoje ocupa uma cadeira no parlamento estadual.

Por Dentro do Parlamento - De acordo com o coordenador do programa, professor José Ival de Souza, nos 17 anos em atividade, o programa já atendeu quase 80 mil visitantes. A meta para 2015 é de chegar a 6 mil visitantes. No ano passado, pelo menos 7 mil pessoas conheceram os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares.

“Temos duas propostas para serem implantadas este ano. A primeira delas é para a realização de um concurso de monografias sobre o Poder Legislativo. A outra é fazer a distribuição de cartilhas. Elas vão contar a história e o funcionamento da Assembleia Legislativa”, afirmou o professor José Ival.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114