Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 27 de novembro de 2015, 20h03

Secretaria encerra projeto de educação infantil com atividades na beira do Rio Cuiabá


A Secretaria Municipal de Educação promove neste sábado (28), das 7h30 às 11h30, o encerramento do projeto “Enkantus”. AS atividades acontecerão na margem do Rio Cuiabá, na Barra do Pari, bairro Santa Amália.

Realizado em cinco encontros ao longo do ano, o projeto Enkantus é uma formação continuada que visa proporcionar aos profissionais da educação infantil elementos teóricos e práticos, possibilitando a vivência e a valorização da cultura cuiabana nas ações pedagógicas com os alunos de 0 a 5 anos de idade.

Em cada encontro foram desenvolvidas atividades com cirandas, brinquedos cantados, leitura de poemas, contos e lendas sobre a cultura cuiabana, textos informativos, músicas e danças típicas de Cuiabá, como o siriri. O projeto contou com a participação de assessores e coordenadores pedagógicos, diretores, professores e técnicos em desenvolvimento infantil (TDIs) das unidades que atendem a educação infantil na rede municipal de Cuiabá.

Conforme explica a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda Mendes, o momento à beira do Rio Cuiabá será para refletir sobre os aspectos culturais e ambientais do rio Cuiabá tão lembrado pelos poetas e contadores de histórias nas narrativas infantis.

No local, será realizada uma caminhada para exploração do espaço e uma roda de conversa com informações técnicas sobre os aspectos ambientais da região. Será realizada também declamação de poemas e contação de lendas e relatos de moradores e pescadores sobre histórias do Rio Cuiabá.

Ainda na margem no Rio Cuiabá será realizada uma roda de dança siriri e um lanche com pratos típicos da culinária cuiabana.

A secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explica que o projeto Enkantus foi baseado em outro projeto promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com o grupo Marista, o “Brincadiquê? na defesa do Direito ao Brincar”, o qual visa apresentar aos educadores da educação infantil meios para promover o direito de brincar com criatividade e ludicidade, contribuindo com a promoção dos direitos da primeira infância.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114