Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 15h58

Governador sanciona projeto de lei que transforma Cepromat em MTI


Foto: Rafaella Zanol
MTI assume um papel estratégico junto à secretaria de Planejamento

Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) é o novo nome do órgão responsável pelo desenvolvimento do governo digital no estado

O governador Pedro Taques sancionou o projeto de lei que, entre outras medidas, muda o nome do Centro de Processamento de Dados do Governo de Mato Grosso (Cepromat) para Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). A solenidade de assinatura aconteceu nesta quinta-feira (04.02) na presença de parte dos 505 servidores da empresa pública e foi prestigiada pelos secretários de Planejamento, Marco Marrafon, e de Comunicação, Jean Campos.

Marrafon destacou que a mudança não é apenas de nome, mas uma transformação cultural que coloca a empresa mato-grossense de tecnologia de informação no centro do projeto de governo digital. “O governo de Mato Grosso em 2018 estará em outro estagio de produção em relação à TI. Um governo digital, com a prestação de serviços online e aplicativos sendo as peças chaves de todo esse processo”. Desde 2015 a gestão vem trabalhando para aproximar os serviços públicos ao cidadão via internet e smartphones. Uma dessas ferramentas é o aplicativo MT Cidadão, que oferece 25 serviços online.

O secretario explicou que a MTI, além de focar na parte de infraestrutura e informações, também assume um papel estratégico junto à secretaria de Planejamento, da qual a empresa pública é vinculada. “As mudanças na estruturação de projetos e ações estratégicas na área de tecnologia irão fazer com que cidadão e servidor percebam nitidamente a transformação para um novo patamar tecnológico. Estão sendo formuladas políticas públicas com oferta de mais transparência e controle social”.

O projeto do governo digital ainda envolve dois grandes projetos: a Infovia MT, que vai trabalhar a possibilidade de ligar fibras ópticas em todos os municípios do estado, e o novo Data Center, que modernizará e melhorará a qualidade dos serviços prestados à população, segundo Marrafon.

Reforçando o processo de governo digital, Taques lembrou que hoje conhecimento, tecnologia e inovação são palavras essenciais na vida do cidadão e exaltou a importância do servidor para o MTI. “Mato Grosso passa por um momento de transformação. Ao transformar o Cepromat em MTI cada servidor daqui terá um papel importante nesse processo de inovação dos serviços, que é direito do cidadão. Esse projeto vai mudar Mato Grosso e vocês são significativos nessa transformação”.

Para o presidente da empresa pública, André Kompatscher, o dia foi especial para todos os servidores que trabalham para melhorar o estado e transformar Mato Grosso. “Esta empresa é marcada por uma história de superação e nesse momento está sendo marcada por uma história de transformação. A MTI surge para ajudar esse governo a se tornar digital e trazer acesso a todos os serviços. Passa a ter um papel mais técnico, consultivo, vendo as tecnologias mais adequados para cada órgão”, disse, antecipando que um novo projeto está sendo trabalhado este ano, o espaço cidadão, onde com um login e senha o servidor poderá acessar todos os serviços e informações relacionados a ele.

Analista de Tecnologia de Informação, Helina Miyagawa trabalha no Centro de Processamento de Dados há 35 anos e foi escolhida para falar em nome dos servidores do órgão. Ela comemorou a mudança e a presença do governador Pedro Taques neste momento histórico. “Representar colegas de trabalho foi uma missão, tenho que agradecer a toda equipe porque ninguém trabalha sozinho. Espero que a mudança traga realmente uma transformação para nossa empresa, um novo gás. A Cepromat foi muito importante, mas está na hora de começar uma nova caminhada. A MTI traz uma nova perspectiva e oportunidade para cada um de nós”.

O novo portal do MTI (www.mti.gov.br) já está pronto e com expectativa de entrar no ar na noite desta quinta-feira (04.02), a partir das 20h. Após o evento em que sancionou o projeto de lei, o governador visitou as instalações da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação e o Data Center da empresa, que passará por ampliação para os vários projetos do espaço digital. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114