Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 16h52

Mastro da Bandeira do Brasil é retirado para manutenção e reforma


Relatório técnico da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil apontou necessidade de remoção da estrutura para reparos, inclusive na base de fixação

Quem tem o costume de passar em frente ou nas proximidades da Praça das Bandeiras, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, já deve ter percebido que algo está faltando no local desde o início deste ano. Aqueles que pensaram na Bandeira do Brasil acertaram. O mastro que sustenta a bandeira foi retirado para manutenção e também para que a base onde a estrutura estava fixada seja reformada, pois apresentava riscos à segurança de pessoas e do patrimônio.

Durante vistoria realizada pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (Seaps), responsável pelo patrimônio público e pelo Centro Político Administrativo, foram constatadas rachaduras ao redor do mastro da Bandeira Nacional. Assim, foi solicitado que a Defesa Civil do Estado realizasse uma perícia no local para verificar se a situação apresentava risco de queda do mastro. Ao analisar detalhadamente a estrutura, os técnicos constataram que o mastro já apresentava uma pequena inclinação em direção à Avenida Rubens de Mendonça, além de verificarem a existência de alguns pontos de ferrugem na base da estrutura, junto aos parafusos.

Outra situação constatada foi em relação a base revestida de concreto onde o mastro é fixado. Em um raio de aproximadamente cinco metros foi verificada a existência de rachaduras, abaulamentos e afundamentos do piso. “Importante frisar que, além dessas constatações mencionadas, existem outros fatores potencializadores como a localização, altura e peso do mastro, peso pela movimentação da bandeira quando hasteada e ainda a ação do vento, chuva e outras intempéries”, explicou em relatório o gerente de Articulação e Comando Operacional da Defesa Civil, tenente coronel do Corpo de Bombeiros Adelir Martini.

Após a elaboração do documento pela Defesa Civil do Estado, foi contratada uma empresa especializada, em caráter emergencial, para que realizasse de maneira correta e segura a desmontagem do mastro e o transporte do mesmo até a central de bens, localizada no bairro Carumbé. A empresa utilizou dois caminhões guindastes, maquinários e mão de obra especializada.

Segundo o servidor responsável pelas ações junto ao Centro Político Administrativo, Magno Batista dos Santos, a primeira medida foi a retirada do mastro, por questão da segurança. “Agora já demos início aos procedimentos administrativos internos, com laudo do engenheiro da Seges, e também estamos confeccionando o termo de referência que irá embasar a licitação.

Com estes documentos prontos, poderemos lançar a licitação para reestruturar a fundação do mastro da bandeira nacional e também reformar o memorial existente na praça. Queremos reformar o quanto antes pois, além de termos eventos programados para serem realizados na praça, a Bandeira do Brasil já se tornou um símbolo na nossa cidade”.

Curiosidade

A Praça das Bandeiras foi inaugurada no dia 09 de maio de 2005, em comemoração ao aniversário de Mato Grosso (fundado em 1748) com o desmembramento da Capitania de São Paulo.

A bandeira do Brasil, com 11,6 metros de largura e 8,10 de comprimento, é sustentada por um mastro de 50 metros de altura. Já se tornou ponto turístico de Cuiabá e local certo de eventos cívicos como a comemoração do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) e eventos esportivos, como o ponto de chegada da Corrida de Reis.

O local é administrado pela Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços (Seaps), e aqueles que tiverem interesse em realizar eventos na praça devem protocolar o pedido junto a Seaps.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114