Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 21h27

Empresas não apresentam 'tabela de custos' e Ager só formaliza reajuste de ônibus na segunda


Alberto Romeu
Redação


Ao contrário do que definiu e divulgou para a imprensa na tarde de hoje o diretor-presidente regulador da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, o Governo do Estado ainda não aprovou efetivamente o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Cuiabá. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) adiou para a próxima segunda-feira (29.02) a sessão regulatória que definirá a nova tarifa do transporte público intermunicipal de Cuiabá e Várzea Grande, pelo fato da ausência dos demonstrativos da tabela de custos para o reajuste da tarifa. O pedido de adiamento da sessão regulatória, é do relator do processo, o diretor regulador Jossy Soares.

Arquivo Pessoal
Jessy constatou que o cálculo do fator operacional que envolve o tempo em que a empresa usa o cobrador, motorista e fiscal não está demonstrado.

“O processo de reajuste de uma tarifa pública precisa demonstrar todos os índices e números que compõe a planilha e que impactarão a tarifa. Um dos itens, o cálculo do fator operacional que envolve o tempo em que a empresa usa o cobrador, motorista e fiscal não está demonstrado. Ele está presente apenas na planilha, por isso, para que o processo seja mais transparente, nós decidimos pedir que a documentação seja providenciada”.

 

Superlotação tem sido a principal reclamação dos usuários do transporte público de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo o relator, a nova sessão foi remarcada para as 9h da segunda-feira, para que este demonstrativo seja juntado ao processo. A expectativa é que o novo valor da tarifa do transporte individual comece a funcionar junto com o reajuste tarifário da Capital, a partir de 1º de março (informou o Gcom do Governo).

Além de toda a diretoria da autarquia, a sessão contou com a presença de integrantes do Gabinete de Controle e Combate à Corrupção (GTCC), representantes do Procon Estadual e da Empresa União Transportes e Turismo, responsável pelo transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

Presidência da Ager

No último dia 24, o então presidente da Ager, Carlos Nascimento, renunciou ao cargo por motivos pessoais. Conforme determina a norma da autarquia, em caso de renúncia ou afastamento do presidente, o cargo é ocupado temporariamente por um dos diretores, que se alternam a cada seis meses, até que um substituto seja definido. Atualmente, o diretor regulador de Energia e Saneamento, Robson Pereira Fagundes, é o responsável pela agência.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114