Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 28 de abril de 2016, 16h01

Encontro Intergerações promove a convivência entre idosos e crianças


O Primeiro Encontro Intergerações, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), já ficou marcado como uma experiência renovadora para os idosos que frequentam o Centro de Convivência Padre Firmo e para as crianças atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura de Cuiabá. O evento faz parte da programação oficial do aniversário de Cuiabá e contou com atividades dinâmicas que promoveram o relacionamento das duas gerações de forma divertida e prazerosa. A iniciativa contou com 180 participantes, entre crianças e idosos.

“Esse projeto piloto visa criar um elo entre crianças e idosos, permitindo que eles se conheçam com maior profundidade em um ambiente leve e saudável. Nos nossos CCIs temos uma grande quantidade de pessoas ativas, independente da idade, e possibilitar o surgimento de amizades entre gerações tão distintas não apenas amplia o entendimento das crianças sobre a vida na melhor idade, como também os ajuda a compreender a importância e valor que essa faixa etária tem. Por meio dessa interação, os pequenos passam a enxergar os idosos por outra ótica, com maior respeito, admiração e carinho”, revelou César Vidotto, secretário-adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Muito mais que aproximar idosos e crianças, o Encontro Intergerações visa também estimular os mais velhos em diversos âmbitos, renovando o ânimo e entusiasmo, à medida que rompe com a rotina particular de cada um. Segundo Ivanilde Gonçalves, coordenadora do CCI Padre Firmo, atividades como essas trazem um novo fôlego de vida para esta geração, principalmente por trabalhar a saúde física e emocional com danças, teatro e ginástica aeróbica entre eles os mais jovens.

“Encontros como esses são de suma importância para os nossos idosos, pois além de dar uma pequena reviravolta em suas rotinas, melhora a autoestima, quebra com o sedentarismo e os fazem lembrar de seus próprios netos. Aqui presenciamos uma troca mútua de carinho, conforto e conhecimento, aspecto que também nos reafirma o quanto somos eternos aprendizes, independente da idade”, contou.

A fim de promover uma nova visão nas crianças a respeito do significado da melhor idade e o papel que elas têm nessa fase da vida dos idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social pretende ampliar o Encontro Intergerações, permitindo que as crianças passem o dia todo com os mais velhos. O objetivo é garantir que eles desenvolvam diversas atividades juntos, conforme adquirem maior maturidade sobre ambas as gerações.

Para os idosos, o encontro é uma novidade rejuvenescedora que entra para o leque de atividades corriqueiras que eles já desenvolvem no espaço de convivência. Segundo dona Maria Falcão, frequentadora do CCI Padre Firmo há 14 anos, dançar com a Ana Luiza, de apenas seis anos, traz lembranças maravilhosas.

“Tenho três netos e uma bisneta, que são os amores da minha vida. Ao olhar para o rostinho dessas crianças meu coração se volta para eles e isso me anima de um jeito! Adorei estar perto destes pequenos. Cada atividade desenvolvida renovou meu espírito de juventude, lembrando que ser jovem não se trata de idade, mas sim de disposição e vontade”, afirmou.

Para a Ana Luiza da Costa, parceira de ginástica aeróbica e de dança da dona Maria, o encontro permitiu que ela aprendesse coisas novas com os “vovôs e vovós de consideração”, como ela mesma contou. “Aprendi a dançar de várias formas e fiz novos amigos mais velhos que são bem legais”, concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114