Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 19 de maio de 2016, 17h54

Prefeitura doa quase cinco toneladas de alimentos a comunidades terapêuticas


A Prefeitura de Cuiabá doou na tarde desta quinta-feira (19) exatas 4,8 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados na 30ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá, ocorrida no dia 17 de abril. As doações foram destinadas a quatro instituições não governamentais que atendem dependentes químicos do município.

A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, de Cultura, Esporte, e Turismo, de Ordem Pública, de Saúde e de Educação. Conforme o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é de extrema importância essa união para que se possa melhorar o atendimento à população usuária de álcool e droga da capital.

“Nós temos dialogado com várias secretarias do município na direção de poder aprimorar nosso atendimento à população de rua, em especial aos usuários de álcool e droga. E esta é uma atividade que precisa necessariamente ser feita de maneira transversal, com participação de vários atores, como estamos fazendo hoje”, afirmou.

Todos os alimentos foram arrecadados pelos mais de 5 mil atletas que fizeram as doações para garantir a participação na corrida Bom Jesus, promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte, e Turismo. Segundo o diretor de Esportes, Luiz Arthur Ribeiro, essa foi a segunda vez que a inscrição de um evento esportivo organizado pelo município foi vinculada à doação de um quilo de alimento.

“Nós pedimos as doações na corrida Dante de Oliveira e agora na corrida Bom Jesus, pois, como as inscrições são gratuitas, buscamos um jeito de ajudar o próximo também. E isso é muito importante, pois o esporte não é somente a corrida em si, começa na parte física, emocional, educadora e de assistência social. O esporte educa e ajuda”, disse.

Foram doados arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, trigo, farinha, fubá, café e leite às comunidades terapêuticas Tenda de Abraão, Lar Cristão, Limiar e Paraíso. As instituições foram selecionadas por meio de indicação da Secretaria de Ordem Pública que, atualmente, tem acompanhado o trabalho desenvolvido nas comunidades terapêuticas.

Conforme o secretário-adjunto de Ordem Pública, Zilmar Dias, muitas dessas instituições enfrentam uma série de dificuldades por não terem o devido apoio, por isso as doações são fundamentais para a continuidade e fortalecimento do atendimento prestado.

“É fundamental a instituição pública somar esforços com as instituições não governamentais para buscar soluções para garantir a condução das comunidades. Por parte do Governo Federal há ainda muita dificuldade em enquadrá-las nas diretrizes de condução das políticas de prevenção e combate às drogas. Então, vamos mantendo as instituições com essa parceria e doações”, afirmou.

Uma doação simbólica foi realizada ao presidente da Federação das Comunidades Terapêutica do Centro Oeste, Alonso Moura, que destacou que a grande maioria dos usuários de droga e álcool entrou no vício por problemas familiares e é necessária a construção de uma rede de atenção para combater o vício.

“Rede você constrói praticando e a Prefeitura de Cuiabá abriu essa porta para procurar nos entender, começaram a nos ouvir e visitar. A partir daí começamos a construir essa rede aqui, que não está pronta, mas que já nos tem auxiliado muito”, garantiu.

A responsável pela comunidade terapêutica Paraíso, Neusa Moura, também comemorou as doações que, segundo ela, vão auxiliar muito na manutenção da instituição que sobrevive há sete anos por meio de doações. O local tem capacidade para atender 50 pessoas que ficam internadas entre seis e nove meses em recuperação até sua plena reabilitação.

“Hoje nós temos 22 pessoas internadas, cujas famílias auxiliam como podem no custeio das despesas da comunidade, assim como os próprios internos, em trabalhos de limpeza e conservação. Então, para nós, receber essa doação dá um folego para continuarmos com o projeto, que já recuperou centenas de pessoas, por mais um tempo”, comemorou.

Participaram da entrega das doações os representantes da Secretaria de Saúde, de Educação, e o vereador licenciado Lilo Pinheiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114