Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 26 de maio de 2016, 15h58

3ª edição da Semana da Transparência orienta alunos da rede municipal sobre ética e cidadania


Alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino terão uma experiência imersiva dentro da gestão pública com a 3ª edição da Semana da Transparência, que começa na próxima segunda-feira (30). O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, visa envolver os pequenos no serviço público, apresentando-os à estrutura organizacional da Prefeitura de Cuiabá, além de orienta-los sobre ética e cidadania por meio de inúmeras atividades lúdicas. Neste ano, 300 crianças percorrerão pelos corredores do Palácio Alencastro em busca de novos conhecimentos.

“A Semana da Transparência é um dos eventos mais prazerosos que fazemos. Durante três dias as crianças têm a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito Mauro Mendes, saber a fundo a forma como nossa Capital é gerida e se tornar parte da cidade como cidadãos que exercem seu papel como fiscalizadores dos serviços prestados à população. Aqui o conhecimento dos estudantes é expandindo em dimensões que ultrapassam os ensinos dados em sala de aula, orientando-os também sobre a genuína cidadania que precisa ser empregada desde cedo como estilo de vida. E a cada nova lição passada, mais certeza temos de que eles passarão a diante tudo aquilo aprendido com nossos servidores”, revela Wesley Bucco, controlador-geral do município.

Uma das atividades propostas para as crianças durante a Semana da Transparência é o envolvimento dos pequenos com a Patrulha da Transparência, que visa estimular os jovens alunos a se comprometerem com a ética dentro do ambiente em que vivem, por meio de pequenas ações. Além de garantirem o título de patrulheiros, eles são presenteados com um distintivo, que visa incentiva-los a cuidar da sua escola, casa, além de orientar os coleguinhas.

“A Semana da Transparência é um convite a um mundo de descobertas, onde os alunos aprendem a se olhar por uma ótica mais ampla. Eles passam a se ver inseridos no contexto social como cidadãos ativos e não como simples crianças isoladas de suas responsabilidades. Ensinamos a eles o quão importante suas posturas são e como elas são capazes de transformar a realidade em que vivemos. Além da incrível sensação de importância que cada um adquire, os participantes finalizam o evento com a certeza de que pequenas atitudes podem gerar grandes consequências positivas”, conta Luana Kahara, auditora e diretora municipal de Transparência Pública.

 

Serviço

Assunto: Abertura da 3ª Semana da Transparência

Data: 30 de maio (segunda-feira)

Hora e Local: 14h, no Auditório do Palácio Alencastro 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114