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Segunda, 20 de junho de 2016, 10h36

Capacitação de servidores públicos municipais inicia nova etapa em julho


Investindo na capacitação dos servidores públicos, na busca por uma política pública alinhada a um novo modelo de gestão, para atender as necessidades sociais da população, a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo o ‘Projeto de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências’. O projeto, que está em funcionamento desde de 2015, coordenado pela Secretaria de Gestão, trabalhou neste primeiro ano a avaliação via sistema, com intuito de conhecer o perfil de cada servidor e suas habilidades, em todas as secretarias.

Diante da finalização desta primeira etapa de avaliação, com os resultados em mãos, a equipe de Desenvolvimento e Desempenho Profissional do município, inicia agora, a segunda etapa do projeto, junto as secretarias. À esta etapa cabe a devolutiva aos gestores responsáveis pelas pastas, dos resultados da avaliação de cada servidor. A partir deste ponto, será desenvolvido o ‘Plano Municipal de Capacitação’ - que abrange a aplicação de capacitação através de cursos nas áreas de competências dos serviços de ordem do Executivo municipal .

“Atualmente, com todas as mudanças, discutir gestão pública e também compreendê-la dentro das transformações de uma sociedade, é imprescindível para uma gestão de qualidade. Para isso temos que colocar foco no capital humano. Temos que entender e trazer para as repartições o valor dos servidores para as grandes mudanças estruturais, educacionais da nossa capital. Quando mexemos nos nossos conceitos enraizados, conseguimos obter mudanças extraordinárias, pois saímos da acomodação. Provocamos evoluções. E essa é a ordem maior do nosso Prefeito Mauro Mendes, que gere o município pensando em um futuro diferente. Em transformações. Assim, estamos hoje, nesse processo de capacitação dos nossos servidores. Entendemos que é a chave para uma política social de qualidade”, declara a secretária de Gestão, Ana Paula Villaça.

Ana Paula ainda explica que a gestão atual pensou em um projeto de continuidade, que fosse algo que criasse raízes dentro da administração pública, tendo continuidade nas próximas gestões.

”Quando nos reunimos para elaboração de toda plataforma do projeto, o primeiro ponto, tanto da equipe como do prefeito Mauro, foi desenvolver algo que também apresentasse possibilidades de continuidade. Algo que as outras gestões iriam conhecer e se interessar em investir. E para isso, precisávamos compreender dentro dos alinhamentos, que o foco final fosse nossa cidade, nossa gente. Um processo permanente de capacitação, que atenda tanto a instituição, os servidores e que esses ganhos se efetivem no plano social,” diz.

Capacitação 2016

Como ‘feedback’ do resultado avaliativo de 2015, agora entra a etapa dos cursos de capacitação, que serão aplicados de acordo com a necessidade de cada perfil, sendo apontados pelos gestores das pastas. A filtragem será realizada em entrevista individual, elencando o resultado, notas, da avaliação.

“O gestor da pasta será o responsável por fazer uma nova avaliação, agora presencial de cada servidor em suas diretrizes. Esse norte é necessário para que se estabelece as carências de cada perfil e até mesmo o apontamento daqueles que realmente precisam da capacitação para um melhor desempenho em suas funções”, esclarece Kelly Sabrina.

Após esta avaliação presencial, deverão ser enviados as fichas de inscrição, com os resultados, para o setor de Desenvolvimento Profissional, que observará as descriminações, avaliando todas e confirmando a participação do servidor nos cursos. Além do envio da confirmação da participação (matrícula), também deve ser enviado ao setor responsável, o Termo de Compromisso assinado pelo servidor e gestor.

Kelly lembra que somente, poderão participar dos cursos, além das exemplificações já citadas, “servidores que não estejam afastados do trabalho em quaisquer hipóteses, e aos que não se encaixem nessa situação, poderão participar somente de um curso.”

Nesta primeira etapa de capacitação, serão ofertados os cursos nas áreas de Finanças Públicas, Administração Pública, Desenvolvimento da Competência Interpessoal e Específica das Secretarias e Órgãos Municipais. As aulas têm previsão para iniciar no mês de julho e os cursos terão carga horário que varia entre 20 a 40/horas. Os servidores não terão custo algum de mensalidade.

Para desenvolvimento das aulas, foi realizado concorrência pública, com publicação do edital no Diário de Contas nº 849 do dia 15 de abril de 2016, onde concorreram empresas especializadas em cursos de capacitação na área pública. Após ser encerrado certame, foram vencedoras duas empresas com sede na Cidade de São Paulo. A Consulting e o grupo Acerbi Cursos de Capacitação. O resultado foi publicado no Diário de Contas nº 866 do dia 12 de maio de 2016. Os locais onde serão ministradas as aulas ainda estão a definir, sendo divulgados dentro deste mês.

O Plano, assim como todos os projetos de capacitação está regulamentado pelo Decreto Nº 5.922 de 17 de dezembro de 2015 – onde dispõe as atividades do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Município de Cuiabá e prevê capacitar todos os servidores até 2023.

Plano Municipal de Capacitação

Trata-se de uma proposta de capacitação anual para o desenvolvimento dos servidores do Poder Executivo de Cuiabá, visando um processo permanente de capacitação, atendendo nossa população com serviços de qualidade, no que se refere a competência do município.

O projeto que traz a gestão por competências, infere em orientar esforços para planejar, capacitar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização e das pessoas que delas participam. Esse trabalho permite que os colaboradores desenvolvam habilidades já existentes neles, aperfeiçoando-as e aplicando essas de maneira correta em suas tarefas diárias. Além de gerar novos conhecimentos e até verificar, em analises aprofundadas dos perfis, que tal colaborador não se encaixa na função atual, tendo perfil para outras determinações nas repartições públicas.

 

“Hoje, estamos desenvolvendo algo que já existe em outras municipalidades pelo país. Pois com todas as mudanças globais, não conseguimos mais nos manter em um ciclo antigo, de um serviço público ainda, pouco desenvolvido, mal atendido, sem perspectivas de crescimento adequado dos servidores. O que estamos almejando, além do equilíbrio, é que melhorar a visão ruim que a população tem das pessoas que estão por trás do desenvolvimento do serviço público. Essa morosidade, trâmites que demoram mais que o necessário, que são pontos para a descrença das pessoas, para um condicionamento de que estamos aqui, somente, ‘disfarçando trabalho’. Essas situações ainda acontecem, muitas vezes, pelo despreparo, falta de conhecimento nas diversas tarefas de cada servidor. O projeto visa exatamente escrever um novo contexto dentro do município”, reiterou Kelly Sabrina Lima, diretora de Desenvolvimento e Desempenho Profissional.  




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