Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 21 de junho de 2016, 19h02

Prefeitura define programação para encontro regional que discute boas práticas sustentáveis


A Prefeitura de Cuiabá está definindo a programação do XVI Encontro Regional do CB27, que acontecerá nos dias cinco e seis de julho. A reunião, que aconteceu nesta terça-feira (21), objetivou alinhar as temáticas, palestrantes e logística do evento. Responsável por criar um fórum para discutir questões ligadas à mobilidade urbana, mudanças climáticas e boas práticas implantadas pelos municípios, o evento une as capitais brasileiras em dois dias de debates construtivos e troca de experiências.

“O propósito maior do CB27 é a disseminação de conceitos e praticas de sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas grandes cidades brasileiras, como mobilidade urbana, resíduos sólidos, combate às mudanças climáticas, dentre outros. Ao longo do evento, gestores de todas as partes do país contribuem para o avanço de ideias sustentáveis, ao compartilharem iniciativas projetos bem sucedidos que suas capitais têm desenvolvido”, afirma Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para Marina Caetano, coordenadora de projetos da Fundação Konrad Adenauer Stiftung, do Rio de Janeiro, a preciosidade do CB27 consiste justamente na união de forças entre os gestores, em prol de um país melhor. Considerando que pequenas ações aplicadas localmente ganham proporções maiores quando debatidas em nível nacional, ela aponta que a troca de e ideias é o ponto de partida para toda essa mudança.

“Tudo começa com o intercâmbio de informações, vivências e realizações. Ao colocarmos esses líderes para difundirem as perspectivas sustentáveis que tiveram êxito, é natural que isso estimule os demais a repetir ou até mesmo adaptar tais posturas. E o nosso propósito é justamente incentivar mudanças dessa natureza, os fazendo refletir sobre aquilo que pode ser adotado por outras capitais, de que forma pode ser aplicado e quais impactos positivos pode gerar na cidade e na população”, conta.

Dentre as contribuições que serão dadas durante os dois dias de encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Lima de Matos, revelou uma das transformações realizadas em sua capital e que hoje representa um grande passo para a gestão pública.

“Um exemplo de algo que fizemos foi a estruturação do órgão ambiental de Aracaju em três anos, o tornando apto para licenciar e fiscalizar em prol da sustentabilidade. Hoje nossa capital tem uma política efetiva de meio ambiente, algo que não existia e queremos compartilhar esse processo através do intercâmbio entre as capitais”, concluiu o também coordenador do fórum do CB27. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114