Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de junho de 2016, 16h26

Tocha Olímpica é recebida com apresentações culturais e espírito olímpico em Várzea Grande


Tchélo Figueiredo 

A chama olímpica chegou ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande,às 10h da manhã desta quinta-feira (23) e foi recebida com apresentações culturais e espírito olímpico. A celebração reuniu autoridades, condutores da tocha, convidados e população em geral. A chama foi trazida por Marcos Elias, representante do Comitê Rio 2016 até momento em que foi acesa e repassada para o primeiro dos 10 condutores.

“Estar em Cuiabá e Várzea Grande é uma honra e esperamos ter um dia de festa. Mato Grosso tem belezas naturais muito importantes. Hoje é o dia que cruzamos a cidade e amanhã faremos uma operação especial em Chapada dos Guimarães, Nobres e Pantanal. Os jogos acontecerão no Rio, mas são de todo o Brasil e por isso fizemos questão de passar por vários lugares”, destacou o representante.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, falou sobre o clima e alegria na cidade com a chegada e o acendimento da tocha olímpica, principal símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “É um momento de muita emoção em que as pessoas mostram que estão envolvidas com as Olimpíadas. Tenho certeza que a passagem da tocha ficará marcada na história da cidade e registrada na memória de todos”, afirmou.

Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, reforçou o legado que a passagem da tocha deixará em Cuiabá, segunda cidade mato-grossense a realizar o revezamento.

“É um prazer muito grande Cuiabá receber a tocha. O Brasil inteiro está ansioso é um momento especial e tenho certeza que a função da tocha, além de unir e colocar o Brasil inteiro nesse espírito olímpico, serve de incentivo às novas gerações”.

O estudante Pedro Miguel, de 17 anos,foi um dos condutores selecionados e comemorou ao receber a tocha nas mãos. “Até o último segundo é difícil acreditar;senti algo grandioso e estou muito feliz em participar. Dá um frio na barriga e a responsabilidade com certeza é grande”, relatou.

O lutador de UFC Rafael Cavalcante, o Feijão, e o ex-jogador Joubert Araújo Martins, mais conhecido como “Beto”, participaram da solenidade e destacaram a recepção calorosa da população e dos alunos de escolas municipais presentes.

“Fazer parte disso ficará marcado para o resto da minha vida. Hoje pudemos mostrar o quanto o esporte é importante. O reconhecimento das pessoas é uma consequência boa, que nos dá força para seguir em busca de mais títulos e divulgar diversas modalidades que fazem parte dos jogos”, contou Rafael Feijão.

Conforme a programação do comitê, em Cuiabá será feito um comboio com 20 veículos e as principais vias do percurso serão temporariamente interditadas. Ao todo, são 136 condutores em Mato Grosso e o percurso terá aproximadamente 23 quilômetros.

“Vamos estar nestes dois dias recebendo esse fogo que é o símbolo da união, símbolo da paz. Além mostrar para quem está aqui o que temos de melhor no turismo, vamos também mostrar para o mundo”, disse o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro.

Em Cuiabá, o trajeto começa no Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida do CPA, às 14h, local em que a tocha será acesa. O comboio segue no sentido Praça das Bandeiras, sobe a Avenida Getúlio Vargas e termina na Arena Pantanal com programação até as 22h.

No dia 24 o revezamento será feito nos municípios de Nobres, Chapada dos Guimarães e Pantanal. No Brasil, o trajeto foi iniciado no dia 3 de maio em Brasília e termina no dia 4 de agosto no Rio de Janeiro. O revezamento ocorrerá nas 26 capitais e no Distrito Federal. No total serão 95 dias de evento,com 12 mil pessoas se revezando na condução da tocha.

Também participaram da chegada da chama olímpica em Várzea Grande o vice-prefeito, Arilson Arruda; o deputado federal Fábio Garcia; o ex-deputado federal Júlio Campos; o secretário-adjunto de Esportes e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara; o diretor de Esportes de Cuiabá, Luiz Arthur Ribeiro; e os secretários-adjuntos municipais, Jefferson Moreno (Turismo) e José Paulo Traven (Cultura).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114