Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de junho de 2016, 13h44

Semáforo com defeito provoca 'parada obrigatória' na avenida Miguel Sutil


Pedestre causa transtornos para pedestres e problemas ao trânsito da Miguel Sutil

Alberto Romeu
Redação

Motoristas que trafegam pela avenida Miguel Sutil, passando em frente ao Supermercado Comper, em Cuiabá, estão enfrentando problemas com o defeito em um semáforo de pedestres alí instalado. E, por sua vez, os pedestres são prejudicados. O problema é antigo, há mais de 60 dias.

Ocorre que a botoneira (dispositivo que é acionado pelo pedestre para ativar o semáforo) está com defeito. Existem apenas dois fios que são 'ligados' manualmente por quem pretende passar pelo local. E, para isso, a pessoa tem que 'descobrir' que precisa 'ligar um ao outro'.

Ocorre também que por quase todo o tempo os fios figam 'ligados' e com isso o semáforo funciona automaticamente, mesmo não tendo sido acionado ou não havendo pedestres para passar. E, o problema afeta principalmente um grande número de motoristas que passam pelo local e são obrigados a parar, obedecendo o sinal vermelho.

Outra questão de já há muito tempo é a falta de rebaixamento para a passagem de pedestres na faixa. No meio da avenida existe o canteiro central, com meio fio e calçada, o que causa obstáculo ao pedestre. Várias obras já ocorreram no mesmo local porém nunca houve uma solução.

 

Faixa Elevada

Morador do bairro Araés e trabalhador na rodoviária de Cuiabá, Marcello Reis diz que tem medo de passar pela faixa de pedestre já que alguns motoristas furam o sinal vermelho. Ele sugere a construção de uma faixa de pedestre elevada.

Profundo conhecedor do fluxo de trânsito e de um incontável número de acidentes naquele local, o produtor de artesanato Eraldo Fauth também defende a construção da faixa elevada. Pondera o fato de ser uma via de fluxo rápido, mas lembra que na Avenida das Torres existem várias e que beneficia a população. E também contribui para o fluxo de veículo. "Não existe a parada obrigatória, como nos semáfotos" - diz ele. Complementa ainda que dos dois lados da avenida existem escolas municipais e estaduais onde o número de estudantes, professores e servidores que passam pelo local é considerável.
 

Eraldo (que fabrica a Casinha de Boneca) diz que já fez uma observação: vários carreteiros cronometram a abertura do semáforo (a cerca de 300 / 400 metros) para embalar ao máximo os veículos pesados e, com isso, é um 'salve-se quem puder. A estratégia é para ganhar velocidade e subir um trecho da Av Miguel Sutil antes do viaduto da AV. do CPA (em frente a Todimo Home Center).

O outro lado

O problema em questão foi encaminhado pelo PlantãoNews para a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá que informou que vai enviar uma equipe ao local para o conserto do semáforo. E, e em relação a construção de uma faixa de pedestre elevada (como sugeriram os personagens da matéria) a Semob informou que fará a avaliação.

Atualizada 24/06 às 18h00




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114