Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 14 de julho de 2016, 19h07

Secretaria de Saúde promove ações no Dia Nacional do Homem


A Secretaria de Saúde de Cuiabá, através do Programa Saúde do Homem, fará nesta sexta – feira (15), uma ação pontual tratando da saúde dos seus servidores, em comemoração ao Dia Nacional do Homem. O objetivo é proporcionar uma manhã especial para lembrar que eles também necessitam de todo tipo de cuidado.

A programação começa às 8 horas, na sede da Secretária de Saúde com uma blitz educativa, enfatizando a importância do homem cuidar da sua saúde e realizar os exames de prevenção. Durante a blitz será distribuída a cartilha do homem e um adesivo com a frase, “Homem, seja do tipo que for, #Escolhacuidardevocê #Fazendodojeitocerto”, para cada servidor colocar em um lugar lembrando que ele precisa cuidar da sua saúde.

O diferencial da ação será o momento da beleza masculina, que contará com profissionais oferecendo os serviços de corte de cabelo, barba, design de sobrancelha e massagem.

“Queremos que os nossos servidores sejam exemplos para o município de Cuiabá e que eles possam estar sempre divulgando o Programa da Saúde do Homem”. Os homens por motivos culturais têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e a terem atitudes preventivas com relação a problemas de saúde, esclareceu Márcia Maria Teixeira da Rocha, Responsável Técnica do Programa Saúde do Homem.

Números

Números do Ministério da Saúde mostram que, do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos – população alvo da nova política -, 68% foram de homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. Os últimos dados de óbitos consideram o ano de 2005.
Além disso, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Programa da Saúde do Homem

O programa da Saúde do Homem foi criado pelo Ministério da Saúde, é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, com objetivo de dar acesso e acolhimento, cuidar da saúde sexual e reprodutiva, dar orientação sobre paternidade e cuidados, alertar sobre as doenças prevalentes na população masculina e a prevenção de violência e acidentes.

Nas unidades básicas de saúde por meio do Programa da Saúde do Homem são realizados atendimentos específicos e reuniões em grupo com os participantes, nas policlínicas o programa está inserido junto com o planejamento familiar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114