Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 16 de julho de 2016, 14h53

'Arraiá da Mental' reúne pacientes, familiares e parceiros


A Coordenadoria de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (15), à tarde, no CAPS AD – Adolescer, que fica localizado no Bairro Jardim Europa, o II Arraiá da Mental. A festa julina reuniu os pacientes e suas famílias, dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II E CAPS – AD), das seis Residências Terapêuticas e do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

“Há dois anos realizamos essa festa para integrar as equipes do serviço, os usuários, familiares e parceiros, para que eles saiam um pouco da rotina e do isolamento da exclusão e assim se sintam inseridos na sociedade”. É um momento de muita descontração e alegria para eles e seus familiares, explicou a coordenadora especial de Rede Assistencial e Saúde Mental, Darci Silva Carvalho Bezerra.

O público pode se deliciar com as comidas típicas da festa julina, participou da gincana desenvolvida pela técnica de arte educadora, Bia Correa e dançar a quadrilha junto com técnicos da diretoria de Atenção Secundária.

Em Cuiabá, o Programa de Saúde Mental conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha na perspectiva de inserção, integração e reabilitação das pessoas com transtorno mental, dependentes de drogas e álcool.

Atendimento

Para ter atendimento, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes podem ser encaminhados também por unidades de saúde ou pela justiça.

Na capital os CAPS I e II prestam atendimento para os pacientes adultos com transtorno de saúde mental e o CAPS – AD para crianças, adolescentes e internos do socioeducativo. Existem ainda os Ambulatórios de Saúde Mental, que funcionam nas Policlínicas do Planalto, Coxipó e Verdão.

Em Cuiabá a estrutura conta ainda com seis Residências Terapêuticas, cada casa possui oito moradores. Essas casas vieram para substituir os manicômios e acolher os pacientes que não tem família. Os tratamentos desses internos são realizados nos CAPS e Ambulatórios de Saúde Mental.

Já o Centro de Especialidades Médicas (CEM), atende crianças de até 13 anos para tratar autismo e outros transtornos psiquiátricos.

A equipe multiprofissional realiza também a busca ativa na casa desses pacientes, quando solicitado pela família. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114