Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 18 de julho de 2016, 16h43

Trânsito do Baú sofre alteração; áreas de parada ou estacionamento são prejudicadas


.

Redação

A partir de hoje (segunda-feira - 18) estão valendo as alterações viárias realizadas no Bairro Baú com a implantação de sinalização horizontal e vertical e mudanças de sentido de diversas vias. Até sexta-feira (22), agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão no local orientando os motoristas e pedestres e fazendo a distribuição de panfletos com o mapa de circulação das vias do bairro.

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, ressalta que a região é um polo gerador de tráfego e as alterações foram necessárias para melhorar a circulação dos veículos. Além de abrigar um comércio diversificado, que inclui um grande número de clínicas médicas, também estão instalados na região o Hospital Femina, Hospital Amecor e os Colégio Cin e o Cin Kids.

“O bairro é bastante movimentado, já que circulam moradores, visitantes, e também os usuários dos estabelecimentos. Estas mudanças visam melhorar a fluidez do tráfego. Além das alterações feitas na circulação do entorno, aproveitamos para sinalizar o bairro”, explicou Thiago França.

Dentre as alterações estão a mudança de sentido na Rua Corumbá que virou mão única da entrada da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (em frente ao Hospital Femina) até a Rua Pedro de Oliveira Guimarães. Os veículos ao chegarem à pequena rotatória agora devem seguir à direita e não podem mais fazer o contorno à esquerda para acessar a Rua Bento Henrique de Souza.

A Semob informa que o taxista Cristiano Batista, que trabalha no ponto em frente ao Hospital Femina, diz que "melhorou bastante, antes havia aqui um conflito viário”, observou.

Outra mudança foi na Rua Pedro de Oliveira Guimarães no trecho entre a Rua Corumbá e Rua Professor Américo Brasil que tem agora sentido único. Já a Rua São Bento no trecho entre a Rua Américo Salgado e Rua Gabriel Martiniano de Araújo é mão única. E a Rua Américo Salgado entre a Rua São Bento e a Corumbá, que antes era mão dupla, virou mão única a partir das alterações.

Para Domingos Sávio Ferreira Chaves, proprietário de um hotel localizado na Rua Américo Salgado, a alteração no sentido da via trouxe mais segurança. Ele conta que no cruzamento da Américo Salgado com a São Bento já ocorreram diversos acidentes. “A via era estreita e ficava perigoso o tráfego em duas mãos. Ali na esquina já ocorreram várias batidas de veículos. Em relação à segurança acredito que vai melhorar muito”, contou.
 

.


Sem estacionamento ou parada

Das mudanças realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá a reclamação maior da população é quanto a falta de planejamento de parada ou estacionamento de veículos. Em inúmeros pontos existem faixas e placas de proibido parar ou estacionar em longas extensões, o que causa um complicador para a vida das pessoas. 

Situação idêntica ocorreu em mudanças que foram feitas no bairro Duque de Caxias. Várias ruas tiveram proibição de parar ou estacionar em frente aos imóveis - inclusive residencias. 

Na região do bairro Bau, a situação não é diferente, o que - a curto prazo - vai revelar a falta de melhor critério para as alterações do tráfego de veículos. As medidas (de proibir espaços de parada ou estacionamento) beneficia apenas a administração pública, com a aplicação de multas ou o crescimento de áreas para estacionamentos particulares. 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114