Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 25 de julho de 2016, 14h47

Lombada eletrônica é destruída na avenida das Torres


Vândalos destruíram neste fim de semana dois radares fixos instalados na Avenida das Torres, próximo à ponte Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, sobre o Rio Coxipó (sentido centro-bairro e bairro-centro). Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local na manhã desta segunda-feira (25) e informaram que a empresa responsável pelos equipamentos irá fazer a reposição dos radares que fiscalizam a velocidade em 60 km/h naquele trecho, que já foi palco de muitos atropelamentos devido ao excesso de velocidade de alguns condutores.

 

Michel Alvim 

Em três meses foi à segunda vez que os equipamentos instalados no mesmo local foram danificados. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim dos Ipês, João Rodrigues, provavelmente o ato de vandalismo ocorreu após as 16h de sábado. “No sábado passei aqui às quatro da tarde e os equipamentos estavam no lugar. Acredito que foram derrubados ou na madrugada de sábado para domingo ou na madrugada desta segunda-feira. Eu vejo isso com muita tristeza, pois é o dinheiro dos nossos impostos, usado para a melhoria do trânsito, que está sendo jogado fora”, disse João, que foi quem ligou para a Semob informando.

Os radares fixos que foram derrubados fazem parte da segunda etapa de implantação dos equipamentos de fiscalização eletrônica que começaram a operar em dezembro de 2015 em Cuiabá. Na primeira ação, há três meses, os postes de aço onde estão às câmeras foram apenas derrubados. Desta vez, eles foram serrados, provavelmente com o uso de uma esmerilhadeira.

Na vistoria foi constatado que foram levadas quatro câmeras (duas de cada equipamento), quatro iluminadores noturnos (dois de cada equipamento) e a CPU central (onde ficam armazenadas as informações). As caixas onde estavam a fiação e os equipamentos foram queimadas. “Estes equipamentos não tem nenhuma destinação, serve apenas para fiscalização de trânsito. O que houve foi um ato de vandalismo, que causa prejuízo à população. Os equipamentos foram instalados atendendo a um pedido dos moradores de diversos condomínios por causa de atropelamentos que ocorriam no local”, explicou o coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito, Pablo Bosse.

 

.

De acordo com o coordenador, algumas medidas serão adotadas para inibir a destruição dos equipamentos. Em outro ponto da Avenida das Torres, onde estão instalados outros radares móveis, existe uma câmera que fica nas proximidades e que é monitorada diretamente da Centro de Controle localizado na Semob. “A ideia é instalar câmeras em todos os pontos onde estão os equipamentos. Infelizmente, a falta de educação de alguns condutores acaba prejudicando o bolso dos contribuintes”, disse Pablo Bosse.

Suspeita

 

A prefeitura de Cuiabá diz que um motorista que passava pelo local, ao observar a movimentação, parou seu veículo e contou que soube por meio de outros moradores que existe a suspeita de quem seja o autor dos atos de vandalismo. Seria um motorista cuja filha recebeu uma multa por trafegar com uma moto Bizz a uma velocidade superior a permitida. Irritado por causa da multa, o motorista teria derrubado há três meses os radares e prometeu que faria a mesma coisa toda a vez que o equipamento fosse reinstalado.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114