Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 26 de julho de 2016, 21h51

Mutirão recolhe 4t de lixo no Morro da Luz


Crianças e adultos se uniram no sábado (23 de julho) para uma manhã diferente. É que nesta data cerca de 150 pessoas realizaram um mutirão de limpeza no parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como Morro da Luz, localizado no centro de Cuiabá. O resultado foi o recolhimento de quatro toneladas de lixo no local.

.

A ação, que contou com a participação de integrantes do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá e outras 17 instituições públicas, privadas e organizações não governamentais (Ongs), retirou da unidade de conservação materiais como carcaça de computador, pneus, porta, geladeira, garrafas pet, escrivaninha, garrafas pet, entre outros objetos abandonados.

Esta foi a segunda ação de limpeza e conservação do parque. Há cerca de três meses, outra atividade retirou do espaço mais de duas toneladas de lixo.

Conforme o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, a equipe tem percebido a necessidade de disseminar a educação ambiental, em função do volume de resíduos sólidos recolhidos no Morro da Luz. “As pessoas precisam se conscientizar de que a conservação do parque depende delas. O bom é que ampliamos essa mobilização, tanto que as crianças já se incorporaram ao grupo. E elas serão grandes semeadoras dessa ideia”.

O movimento denominado ‘Vem pro Morro’ também tem como foco a segurança e revitalização do espaço para uso da comunidade, como áreas de lazer e cultura. O parque tombado pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá em 1983 tem cerca de três hectares de mata verde.

Juntos os parceiros pretendem desenvolver um projeto ambiental que atenda à segurança, infraestrutura e revitalização do Morro da Luz. Como parceiro, o Juvam se dispôs a colaborar com recursos de penas pecuniárias para o custeio do projeto.

Fazem parte do grupo de limpeza no Morro da Luz, além dos servidores do Juvam, Teoria Verde, Eu Amo Eu Cuido, Pacto Pelo Pantanal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Defesa Civil de Mato Grosso, Uthopia, Águas Lebrinha, Comper, Grupo do Curso Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMT, XisDrone, Explorando MT, Casa Om, Associação Rio Cuiabá e seus afluentes, LSom Produções, Movimento de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e voluntários.

Desdobramentos – Como continuidade às ações iniciadas no sábado, está prevista para a primeira quinzena de agosto uma vistoria in loco em uma lanchonete situada no topo do parque. A visita técnica que será feita pelo conciliador do Juvam, fiscais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e componentes do Núcleo do Batalhão Ambiental tem como objetivo verificar a regularidade do empreendimento comercial no local. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114