Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 11 de agosto de 2016, 13h51

Termo de cooperação fortalecerá o atendimento a pessoas em situação de violência


Representantes da Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência estiveram reunidos nesta quarta-feira ( 10), com os secretários de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, para discutir o conteúdo de um Termo de Cooperação Técnica que será assinado entre várias secretarias do município a fim de garantir a operacionalização e fortalecimento da rede local de atendimento a pessoas em situação de violência interpessoal e auto provocada.

Também participaram da reunião representantes das Secretarias de Educação (SME) e de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), a diretora da Atenção Básica da SMS de Cuiabá, Deisi Bocalon e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Saúde (Divisa), Carla Aragão Reis Macedo.

A diretora lembrou que recentemente técnicos das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social participaram de uma capacitação visando a implementação da Ficha de Notificação. No total, mais de 1.300 profissionais dessas áreas foram capacitados.

“Alem de garantirmos o preenchimento da Ficha de Notificação é importante que os profissionais se sensibilizem em relação ao processo de atendimento inclusive em relação as informações que devem ser compartilhadas entre os órgãos, para que possamos atender de forma adequada e eficaz, as vitimas”, destacou Deisi Bocalon.

O Termo de Cooperação Técnica visa especialmente a implementação da Ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada, pelas quatro secretarias, documento considerado com um instrumento fundamental no processo de atendimento das pessoas em situação de violência. Outra questão que pretende ser garantida por meio do Termo de Cooperação Técnica é justamente a produção e a difusão das informações, respeitados os sigilos necessários.

Segundo a técnica da Vigilância de Violências – coordenadoria ligada a Vigilância em Saúde -, Josiane Rodrigues, a ficha de notificação é importante também para que os gestores tenham a real dimensão do problema e possam propor ações que atendam as demandas identificadas por meio dessas informações.

Por meio do Termo de Cooperação também serão definidas as responsabilidades de cada um dos segmentos, dentro do município, no atendimento as pessoas em situação de violência, e garantidas entre outras questões, a atuação e prestação de serviços qualificados em relação a promoção e prevenção, atenção e cuidado a essas vítimas.

Para os secretários de Saúde e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, o documento é um importante instrumento de fortalecimento das políticas publicas, da própria Rede de Proteção e da integração entre as ações que já vem sendo realizadas pelas secretárias, potencializando essas ações e medidas conjuntas.

O secretário José Rodrigues disse que a minuta será analisada pelos técnicos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e disse que “além da notificação é preciso dar atenção também ao fluxo de atendimento dessas pessoas”.

“O importante é que a Rede de Proteção funcione. As ações já estão sendo realizadas pelos vários segmentos envolvidos. Agora precisamos integrar essas ações e transformá-las em rede para que possamos atender da melhor maneira possível as vitimas”, salientou Ary Soares de Souza Junior. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114