Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 22 de setembro de 2016, 22h55

Massoterapeutas cegos fazem massagem gratuita no Dia D do PCD


A programação do Dia D da Pessoa com Deficiência, que acontece durante toda a sexta-feira (23.09), no Sine Matriz, inclui sessões gratuitas de massagens, feitas por massoterapeutas da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC). Três profissionais vão atender das 14 horas às 17 horas. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) com a AMC.

O objetivo da atividade é proporcionar momentos de relaxamento e também de reflexão para as pessoas com deficiência que irão até o Sine em busca de vagas de emprego ou qualificação profissional. O evento também contará com atendimento de maquiagem, cortes de cabelo, design de sobrancelha e sobrancelha de hena, durante todo o dia. As empresas Natura e Galvan Cabelereiros, são parceiras nos atendimentos.

Os profissionais foram formados em um curso de qualificação de massoterapia, técnica que utiliza a massagem para fins terapêuticos, promovido pela da AMC, voltado para a acessibilidade e inclusão. Além de ajudar os deficientes visuais a redescobrirem suas potencialidades, o curso estimulou o desenvolvimento sensorial, motor, habilidades e aptidões. Hoje o grupo é referência em massagens e na formação de profissionais, possibilitando o resgate de sua dignidade.

Dia D do PCD

O Dia D do PCD visa a inclusão no mercado de trabalho formal de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O Governo do Estado, através do programa Emprega Rede, coordenado pela Setas-MT, atua no sentido de ampliar o número de vagas, bem como no processo de conscientização das empresas.

Os serviços terão início às 7h30 horas, com a realização dos processos de entrevistas dos usuários PCDs cadastrados. Ao todo, 40 empresas estarão no local para realizar o processo seletivo.

Também durante todo o dia, serão realizadas inscrições para cursos de capacitação. São disponibilizadas 80 vagas nas modalidades presenciais e de Educação à Distância (EAD), por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac).

A Empresa Sorv e Cia apresentará mais uma oportunidade para qualificação, com abertura de vagas para curso de fabricação de bombons. O requisito para participação é ter no mínimo 15 anos. São 35 vagas para a turma, que possui aulas presenciais.

Emprega Rede

O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.

São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, do tráfico de pessoas e do trabalho infantil, que são conduzidas para o mercado de trabalho, cursos de qualificação e outras oportunidades.

As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114