Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 13 de outubro de 2016, 11h37

Saúde exibe filme sobre Nise da Silveira para marcar Dia Mundial da Saúde Mental


A Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cuiabá em parceira com o Fórum Municipal Permanente de Saúde Mental de Cuiabá realizam nesta quinta-feira (13), às 14:30 horas uma programação especial para lembrar o dia mundial da Saúde Mental, 10 de outubro. No auditório da SMS, no bairro do Porto, será exibido o filme Nise da Silveira: O Coração da Loucura. Após a sessão pipoca haverá uma roda de reflexão sobre os avanços da saúde mental em Cuiabá.

A coordenadora especial da Rede de Assistência de Saúde Mental, Darci Silva Carvalho Bezerra explicou que o evento vai reunir técnicos e parceiros. “A ideia é chamar a atenção da sociedade para a questão e uma forma de sensibilizar os profissionais da saúde em relação ao tema”.

Logo após a exibição do filme, serão distribuídos cartazes informativos sobre a Saúde Mental. O material foi produzido em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O cartaz que deverá ser disponibilizado nas unidades de saúde traz orientações a população de como manter a saúde mental como ter sentimentos positivos evitar o consumo de álcool, cigarro, outras drogas e medicamentos sem prescrição médica, reservar um tempo para o lazer, manter bons hábitos alimentares, dormir bem, praticar atividades física e, buscar ajuda quando necessário.

Segundo Darci Bezerra os técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá e parceiros trabalham na implantação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial de Cuiabá. “O Fórum criado em 2014 é uma das diretrizes apontadas na Portaria Ministerial 3088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas”.

O Fórum se reúne mensalmente e delibera sobre várias questões entre elas o apoio a movimentos em prol das temáticas ligadas a Saúde Mental, sugestiona sobre ações relevantes e busca parceiros e apoia movimentos sociais que lutam pela mesma causa.

Hoje Cuiabá oferece atendimento a adultos com transtorno mentais graves e moderados e crianças com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas nos CAPS I, II e AD II, Ambulatórios, Residências Terapêuticas e o programa Consultório na Rua, que atende pessoas que vivem na rua e estão em condições de vulnerabilidade além de duas unidades de Pronto Atendimento, nas UPA’s Norte, localizada no bairro Morada do Ouro e Sul, no bairro Pascoal Ramos, e policlínicas.

No mês de setembro, somente nos CAPS, foram realizados 2.094 atendimentos. Nos ambulatórios de saúde mental nas policlínicas do Coxipó, Planalto e Verdão foram realizados 998 atendimentos.

Filme

O longa metragem, Nise da Silveira: O Coração da Loucura foi dirigido por Roberto Berliner, experiente diretor especialista em documentários. O filme conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) que revolucionou o tratamento de pessoas com problemas mentais, principalmente, os com esquizofrenia.

A história começa em 1944, quando a Doutora Nise (interpretada pela atriz Glória Pires) retorna ao trabalho no Centro Psiquiátrico Nacional Dom Pedro II, localizado no bairro Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Ela tinha sido presa durante o Estado Novo – a ditadura de Getúlio Vargas – ao ser denunciada por uma enfermeira por ter livros marxistas.

Como Nise não aceitou os “métodos” utilizados para o “tratamento” dos pacientes, o diretor do Centro, Dr. João (Zécarlos Machado, da série Sessão de Terapia), designou-a para o Setor de Terapia Ocupacional.

A Doutora Nise, literalmente, arregaça as mangas e transforma o espaço designado para o STO, com ajuda de dois enfermeiros: Ivone ( interpretada pela atriz da Rede Globo, Roberta Rodrigues) e Lima (Augusto Madeira, também da Rede Globo). Este, contrariado com as novidades trazidas pela doutora.

Com esse trabalho, a médica acaba por revolucionar o tratamento psiquiátrico, buscando um trabalho mais humanista, mediado pela arte.

Entre as cenas do filme, uma delas, logo no inicio, sintetiza dois pontos importantes do filme, o primeiro, ela não será aceita facilmente na unidade e , não será fácil entrar dentro da mente de seus pacientes, ou, como prefere chamá-los, clientes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114