Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 13 de outubro de 2016, 14h59

Juvam doa 55 kg de pescado irregular à Santa Casa


O Juizado Especial Volante (Juvam) apreendeu 55 quilos de pescado irregular no Rio Cuiabá em uma ação fiscalizatória e reverteu o que era crime em uma boa ação: os peixes das espécies pacu-peva, piau e piraputanga foram doados à Santa Casa de Misericórdia na terça-feira (11 de outubro).

“Essa doação representa muito. Nosso maior problema é o custeio no dia a dia. Além de amenizar os nossos custos, é um alimento sadio para doentes e convalescentes. Toda a Santa Casa fica feliz quando chegam esses peixes”, constata a coordenadora de projetos do hospital, Telma Maria Preza.

 

.

De acordo com Telma, a Santa Casa fornece 800 refeições diárias, em média, incluindo pacientes, acompanhantes e funcionários. Sendo assim, a doação do Juvam é suficiente para apenas um dia de alimentação no hospital.

Os peixes foram apreendidos em vários pontos na beira do rio, entre os municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, em virtude do período de piracema, que começou no dia 1º de outubro e se encerra no dia 31 de janeiro de 2017. Nenhum suspeito foi detido.

Para o comandante do Núcleo de Polícia Militar Ambiental do Juvam, sargento Gilberto da Costa e Souza, a mudança no período de piracema trouxe insatisfação para muitos pescadores, o que deve resultar em um aumento nas apreensões de pescado irregular.

.

“Os pescadores estão informados da piracema, mas eles estão revoltados porque queriam um período maior para pesca. Seria até uma espécie de protesto deles o ato de pescar. Eles não querem obedecer porque foi alterada a data. Haverá mais apreensões certamente”, analisa o comandante.

O Núcleo de Polícia Militar Ambiental do Juvam realizou de janeiro a outubro 22 operações de fiscalização relacionadas à pesca irregular. Ao todo, foram apreendidos 474 quilos de pescado, dos quais 265 foram doados ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Creche Falcãozinho, Casa da Mãe Joana, Hospital de Câncer e Santa Casa.

Quem desrespeitar a legislação ambiental referente ao período de reprodução dos peixes poderá ter o pescado e os equipamentos apreendidos, além de levar multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114