Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 01 de dezembro de 2016, 16h07

Mobilização lembra a prevenção e não preconceito no dia mundial de luta contra AIDS


O dia mundial de luta contra a AIDS (1º de dezembro) teve mobilização emvários pontos de Cuiabá, como o Parque Estadual Mãe Bonifácia, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II e na Praça Ipiranga, em frente ao Ganha Tempo. Uma equipe multiprofissional formada por enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta aferiram a pressão, distribuíram kits com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folders de orientação sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Ainda nesta quinta-feira, os profissionais estarão na Praça da Mandioca, ponto boêmio da capital a partir das 20 horas.

A iniciativa das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Humano e do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, visa conscientizar a população sobre a importância de se fazer o teste rápido de HIV, dar visibilidade aos serviços disponibilizados pela a SMS de Cuiabá na rede pública de saúde e disseminar mensagens de esperança, solidariedade e prevenção, estimulando novos compromissos com essa luta.

 

.

“Essa data é também dedicada à solidariedade, compreensão e compaixão com as pessoas infectadas pelo HIV, na luta contra a discriminação e preconceito que elas sofrem diariamente”, destacou a coordenadora do Programa das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist’s/AIDS e Hepatites Virais),Mariella Padilha, da Diretoria de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Segundo Mariella Padilha, essa mobilização é muito importante nesse momento em que as unidades especializadas estão detectando um aumento considerável de novos casos de pessoas infectas com o vírus do HIV.

No Serviço de Assistência Especializada (SAE/Cuiabá), 32 novos casos foram registrados no último mês de setembro e 36 novos casos em outubro. Hoje o SAE está com 3.359 pacientes com o vírus HIV positivo em tratamento e acompanhamento.

“O maior número de casos ainda estão entre os homens que fazem sexo com homens, com idades entre 15 a 38 anos, por utilizarem a via anal, de maior risco para a infecção do vírus. Porem isso não quer dizer que os casais heterossexuais estão insetos de adquirirem o vírus. Também estão sendo registrados aumento no número de idosos infectados com HIV”, alertou a coordenadora ao comentar que outros fatores de risco são o uso de drogas ilícitas, abuso sexual e a prostituição.

 

.

Para tentar reverter essa situação, a Secretaria de Saúde de Cuiabá vem realizando rotineiramente campanhas e palestras para conscientização da população referente ao HIV/AIDS e outras IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Mas as pessoas ainda tem um certo receio ou ate mesmo medo de conhecer o seu status sorológico, pelo preconceito que está relacionado a infecção (HIV)”, disse a coordenadora.

Sobre o teste rápido para HIV, que é um exame simples, preciso e com resultado em 30 minutos, Mariella Padilha lembrou é mais o serviço amplia o acesso ao diagnóstico e tratamento. Só nos meses de setembro e outubro deste ano foram realizados no SAE/Cuiabá 648 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Os testes rápido de HIV estão disponíveis nas Policlínicas do Verdão, Planalto e Coxipó e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)

Preconceito

Para a coordenadora é importante lembrar também que a pessoa vivendo com o HIV/AIDS (PVHA), além do suporte na rede publica de saúde também estão amparadas e tem seus direitos garantidos por leis federais e municipais. São leis como a 12.984, que criminaliza as condutas discriminatórias contra o portador do HIV e o doente de AIDS, em razão da sua condição (de portador ou de doente).

“A pessoa vivendo com o HIV/AIDS esta amparada por leis que garantem seus direitos perante a sociedade. O preconceito ainda existe mas, cabe a cada um de nós, nos conscientizarmos que essa pessoa é um ser humano que deve ser respeitado em todos os seus aspectos, como qualquer outro cidadão, dentro das suas necessidades, livre de qualquer preconceito referente ao HIV”, disse a coordenadora.

O presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda, destacou que a prevenção ainda é a melhor opção na luta contra a AIDS.“Como Conselho, exigimos dos governos federal, estadual municipal campanhas mais agressivas, que causem impacto, pois os índices de pessoas infectados são alarmantes e crescem principalmente", expressou Valdomiro Arruda. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114