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Sexta, 30 de dezembro de 2016, 22h36

Serviços da CAB Cuiabá melhoram com intervenção


A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) divulgou a segunda pesquisa realizada para avaliar a opinião da população urbana e em relação aos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento sanitário realizado pela Cab Cuiabá.

 

Conforme os dados, 67% dos entrevistados responderam que o serviço é ótimo ou bom, ao passo que em 2015 apenas 46% tinham esta opinião. O aumento no número de cidadãos satisfeitos demostra uma melhora significativa na qualidade da prestação do serviço.

 

Quanto ao fornecimento de água, 32% responderam que têm abastecimento de água 24 horas por dia. Em 2015, eram apenas 12% dos entrevistados.

 

Já no que se refere à pressão para abastecer as caixas d'água das residências, também houve melhoria. Em 2016, 76% responderam que a pressão está entre ótima e boa, enquanto em 2015 apenas 46% tinham esta opinião.

 

A insatisfação com a falta de água na capital também tem diminuído. Conforme a pesquisa, 80% dos entrevistados não reclamaram da falta de abastecimento. Em 2015, o percentual era de 62%.

 

A pesquisa quantitativa foi realizada pela empresa Praxian Bussiness & Marketing Specilists em 2.596 residências, no período de 09 de novembro a 07 de dezembro. Foram utilizados questionários estruturados, contendo questões sobre fornecimento e qualidade de água e/ou esgoto, assim como o atendimento da concessionária, bem como o perfil socioeconômico do respondente.

 

De acordo com a avaliação da Arsec, dois fatores foram fundamentais para a melhora na avaliação da população. O primeiro fator foi a intervenção determinada pelo prefeito Mauro Mendes na CAB Cuiabá, que veio sanar os principais gargalos da concessão, conforme aponta a pesquisa. Na época, os motivos para a intervenção seriam "graves irregularidades" detectadas pela Comissão Especial de Auditoria, por meio da Arsec.

 

O segundo fator foi a fiscalização implementada pela Agência de Regulação, que contou com a participação da sociedade por meio da Ouvidoria do Órgão. As denúncias fizeram com que a própria comunidade direcionasse a fiscalização aos locais com maior número de problemas.

 

A expectativa é de que, em 2017, a melhoria seja ainda maior, visto que foram acordados e programados investimentos na ordem de R$ 204 milhões, por meio da assinatura do acordo realizado entre a prefeitura e a nova controladora da concessão de água e esgoto da capital, para evitar a caducidade do contrato.

 

A pesquisa completa pode ser vista no site da Arsec ou fazer o download da Pesquisa de Satisfação e Relatório dos Indicadores.
 




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