Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 22 de março de 2017, 21h58

Prefeitura de Cuiabá realiza Ciclo de Palestras em alusão ao Dia Mundial da Água


A Prefeitura de Cuiabá vai realizar um Ciclo de Palestras em alusão ao Dia Mundial da Água, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24, respectivamente). O evento, que acontece no Horto Florestal, contará com três workshops com temáticas voltadas para o uso e a preservação dos recursos hídricos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesta quinta, dentre às 12h e 13h, no local. Serão 60 vagas ofertadas, com direito a um certificado correspondente a 30 horas. As palestras serão conduzidas no período vespertino.

 

"O Dia Mundial da Água é um marco reverenciado em todos os países e nós como Secretaria Municipal de Meio Ambiente não poderíamos deixar de nos envolvermos com uma temática tão pertinente e atual. Nossos recursos hídricos são nosso maior patrimônio, que vão garantir o perpetuamento da raça humana no planeta. Por isso anualmente realizamos este Ciclo de Palestras, a fim de orientar estudantes, profissionais e a quem mais possa interessar, sobre a preciosidade da água, os males que podem extingui-la e como nós podemos nos envolver neste processo para zelar por ela", afirmou Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.

 

Os temas apresentados serão "Poluição das Águas Doce de Superfícies", "Gestão Participativa da Água" e "Água Para o Futuro". Conduzidas por profissionais gabaritados da área, a primeira palestra terá início às 13h, na quinta-feira, e será ministrada pela mestre em Saúde e Ambiente pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFMT), Orlandina Martins dos Santos Messias. O segundo workshop será feito pela geóloga e diretora Regional do Centro Oeste da rede brasileira de bacias – REBOB, Leonice de Souza Lotufo, às 15h10.

 

E para encerrar o ciclo, na sexta-feira às 13h, o promotor da 17ª promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá – MP/MT conduzirá a última palestra, ao lado do superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, e do coordenador do Projeto Água Para o Futuro, Abílio Moraes.

 

"Nossa grade de programação é excelente e vai permitir aos participantes a oportunidade valiosa de ampliarem seus conhecimentos sobre os recursos hídricos e qual o seu papel dentro deste contexto. Temos certeza que – assim como ocorreu nos anos anteriores – todos serão surpreendidos pela qualidade dos profissionais e aprenderão muito mais do que possam imaginar", concluiu Zilda.

 

Para estudantes e profissionais

Estudantes universitários e profissionais que atuam nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos terão a chance de participar de um minicurso realizado pela Prefeitura, intitulado "Disponibilidade Hídrica: Vazão Outorgável e Vazão de Referência". A palestra gratuita acontece na próxima quarta-feira (29), às 13h, e as inscrições podem ser feitas na hora. Serão ofertadas 18 vagas e os participantes devem comparecer ao curso portando calculadora científica, lápis, borracha e bloco de anotações.

 

Ministrado pela engenheira ambiental e mestranda em Gestão de Água e Resíduos (UFMT), Vanessa Souza de Araújo, a capacitação visa conduzir os participantes na realização de cálculos de vazão de referência Q95, com a finalidade de orientar o processo de concessão de outorgas juntos aos órgãos ambientais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114