» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Sábado, 06 de maio de 2017, 09h32

Rede de prevenção e combate à corrupção pública realiza evento em Cuiabá


A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, colegiado com 17 membros de órgãos de controle da União, Estado e municípios, que atuam na prevenção e combate à corrupção na administração pública realizará, nos dias 25 e 26 deste mês, o III Encontro Nacional sobre cooperação para prevenção e combate à corrupção.

A proposta é que o Encontro seja um espaço para o intercâmbio de experienciais entre as diversas instituições que compõem as Redes nos estados. A finalidade é estimular o compartilhamento das informações, a realização de atividades operacionais e de inteligência para a prevenção, detecção e punição de atos lesivos à administração pública e, consequentemente, à sociedade.

Entre os palestrantes estão várias profissionais que atuam na prevenção, combate e punição à corrupção na administração pública, como representantes do Supremo Tribunal Federal, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, Conselho Nacional do Ministério Público, entre outros.

A atuação da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso está focada em estabelecer parâmetros e indicadores para avaliar o grau de transparência nos poderes executivo e legislativo, sendo um reforço ao controle social. O coordenador geral de Rede em Mato Grosso é o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Moises Maciel, que reforça o controle social como principal papel da Rede.

Entre os membros que integram esse movimento está o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), representado pelo vice-presidente, Eduardo Cairo Chiletto. Ele explica que o Conselho foi convidado a integrar a Rede porque também tem o papel de fiscalizar a questão urbanística das cidades, incluindo as obras públicas. "A participação do CAU/MT é importante para exercer esse papel de acompanhar as mudanças nos espaços das cidades, permitindo que as obras garantam serviços de qualidade, a preços justos e que realmente promovam a melhoria da qualidade de vida", explicou.

Chiletto participou da reunião ordinária da Rede de Controle, realizada nesta quarta-feira (3), na sede do Ministério Público Estadual, em Cuiabá, na qual reforçou a importância de as ações chegarem aos diversos municípios do estado e não apenas à capital, Cuiabá. "É importante a Rede dar apoio a todos os municípios, pois muitos têm problemas sérios e que podem ser encaminhados através de ações dos órgãos que compõem essa força-tarefa", disse.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações realizadas pelos Grupos de Trabalho de: Transparência, Controle Interno, Inteligência, Comunicação e eventos. A próxima reunião acontecerá em junho.

O III Encontro Nacional sobre cooperação para prevenção e combate à corrupção acontecerá na Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do site: http://www.tce.mt.gov.br/eventos/detalhe/id_evento/632 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114