Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 25 de julho de 2017, 13h26

Mais de 3 mil atendimentos já foram realizados nas primeiras edições do Sábado Social


Foto: Bruno Moreira
.

Mais de 3 mil atendimentos de saúde, beleza e cidadania foram realizados durante as primeiras edições do projeto Sábado Social, idealizado pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).

O projeto já esteve nos bairros Jardim Novo Colorado e Jardim Fortaleza, em Cuiabá, e Serra Dourada, em Várzea Grande, contemplando também moradores de mais 21 bairros circunvizinhos.

A diversidade de atividades e serviços oferecidos pelo projeto tem atraído famílias inteiras. Enquanto as crianças participam da oficina de confecção de pipas, se deliciam com picolés e pipoca ou se divertem no espaço kids, montado especialmente para elas, os adultos e idosos aproveitam para cuidar da saúde e da beleza, informar-se sobre seus direitos ou aprender uma nova atividade, que poderá se transformar em fonte de renda.

 

.

“Essa aproximação do parlamentar com a sociedade é muito importante. Como presidente da Assembleia Legislativa, demos início ao projeto Assembleia Itinerante, que foi até os municípios ouvir o que a população tinha a dizer. Agora, o Sábado Social vai até os bairros de Cuiabá e Várzea Grande prestar serviços e levantar as demandas dos moradores. Agradeço a todos os parceiros que estão abraçando essa ideia e tornando esse projeto possível”, declarou Guilherme Maluf.

Serviços

O Sábado Social oferece aos moradores dos bairros atendidos exames de vista, aferição de pressão e glicemia; orientação sobre hipertensão, nutrição, diabetes e autoexame da mama; serviços de corte de cabelo, barbearia, estética, massagem e designer de sobrancelha; atendimentos de fisioterapia e saúde bucal e vacinação de animais. No local também são realizados atendimentos jurídicos e orientações sobre adoção, direito do consumidor e linhas de crédito.

Para as crianças, o projeto disponibiliza espaços de lazer, recreação e prática de atividades físicas. Crianças e adultos também podem participar de oficinas de pipa, salgados, cookies, bonecas e tapetes de retalhos.

“Além de resolver algumas demandas, os moradores dos bairros atendidos têm a oportunidade de participar de oficinas e transformar o aprendizado em uma nova fonte de renda”, ressaltou Maluf.

 

.

Joaquim Barros Sampaio, de 59 anos, aproveitou para fazer exame de vista durante o evento. Ele descobriu que está com glaucoma e vai procurar atendimento especializado para dar início ao tratamento. “Foi muito bom poder fazer esse exame praticamente sem sair da minha casa”, avaliou.

Paulo César Silva Garcia, de 33 anos, e Mirian Fernandes, de 38, buscaram orientações jurídicas junto à equipe de advogados presente durante a realização do projeto. Enquanto Paulo solicitou informações sobre o processo de divórcio, Mirian quis saber quais eram os caminhos para reivindicar a revisão da pensão alimentícia. “Foi muito esclarecedor. Eu estava sem saber o que fazer e agora sei os caminhos que devo buscar”, comemorou Paulo.

Valéria Pereira, de 42 anos, participou das palestras de educação financeira realizadas pela advogada especialista em direito do consumidor, Gisela Simona, e ganhou certificado. “Na palestra eu aprendi como gastar o meu dinheiro e ainda guardar um pouco. Eu não sabia fazer isso. Nunca sobrou dinheiro. Agora vou montar a planilha como nos ensinaram e espero conseguir fazer o que eu ganho render mais”, disse.

Diálogo

Durante o projeto, moradores e lideranças comunitárias também têm a oportunidade de apresentar e debater as principais demandas dos bairros com o deputado Guilherme Maluf, vereadores e autoridades presentes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114