Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de outubro de 2017, 18h47

Secretaria realiza cadastramento de grandes empresas geradoras de resíduos


Pelo menos 800 toneladas de resíduos são despejadas mensalmente no aterro sanitário da capital. Desta forma, cabe à Prefeitura de Cuiabá dar a destinação final para todo este resíduo, coletado por cerca de 300 empresas cadastradas atualmente na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A Secretaria iniciou o cadastramento e recadastramento das empresas responsáveis com o objetivo de fazer um novo levantamento da quantidade de resíduo que está sendo produzido e ainda incentivar a arrecadação do município para equilíbrio de despesas geradas pela coleta. O último cadastramento aconteceu em 2013.

“A metodologia aplicada para detectar as empresas grandes geradoras é através de análises aleatórias de resíduos existentes no dia e na hora. Vale lembrar que os fiscas da Secretaria realizam análises três vezes da produção. A partir disso, se detectado a quantidade maior de 200 litros ou mais de 50 quilos de resíduos produzido, já é considerado um grande gerador. Abaixo disso, a prefeitura realiza as coletas domiciliares, de acordo com com a legislação municipal n° 364/2014, art° 17 que institui a política municipal de gestão integrada de resíduos sólidos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Com o novo cadastramento, a Secretaria pretende aumentar controle de toda a produção e arrecadação. Atualmente as empresas pagam R$ 68,58 por cada tonelada de resíduo despejado no aterro sanitário. Os interessados podem procurar a Secretaria de Serviços Urbanos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114