Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 13h44

Prefeitura intensificará atuação contra abusos cometidos por descarte de lixo irregular


.

Embora a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está com a Campanha “Várzea Grande: Todos Unidos contra e dengue”, em pleno desenvolvimento e que também envolve conscientização quanto ao não descarte de lixo e entulhos em áreas públicas e privadas, ainda não há uma participação ativa da população para resolução desse problema, e a situação da criação de bolsões de lixo vem se repetindo com frequência, em vários pontos da cidade.

Este é o caso da Rua Peru, estrada que liga a Avenida Mário Andreazza ao Jardim Imperial, que há dias vem recebendo uma grande quantidade de material impróprio, onde pessoas estão fazendo deste local um novo bolsão de lixo.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, a maioria dos moradores é consciente dos males que estes bolsões causam a saúde, porém, parte dos moradores não têm um real compromisso com o poder público e nem com as causas ambientais, e continuam com esta prática criminosa.

“Insistimos em sensibilizar os moradores quanto aos males provocados por essas ações, bem como, já pedimos que todos nos ajudem a identificar os autores dos descartes. Periodicamente a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana disponibiliza suas equipes de limpeza para realizar o trabalho nesses locais, onde de uma hora para outra, aparecem uma grande quantidade de material irregular, principalmente, restos de materiais de construções, utensílios domésticos e móveis", lamentou.

Uma das dificuldades enfrentadas pela pasta, segundo Breno Gomes, é dar o flagrante nas pessoas que sujam a cidade. “Geralmente esses descartes são feitos de madrugada, no começo da noite ou nos finais de semana, ainda assim os fiscais das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, bem como a de Serviços Públicos, têm feito as autuações e notificações de pessoas e empresas cometendo essa infração. Ainda assim tem sido um grande desafio acabar com esta prática. A população deve denunciar pelo 0800.647.4142”, comentou.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realizaram limpeza da estrada que liga o bairro Jardim Primavera ao Portal da Amazônia que vinha sendo utilizada como depósito de lixo por parte da população. Foram coletadas nesta região 450 toneladas de lixo, dentre eles, eletrodomésticos, geladeira, fogão, sofás, além de entulhos de materiais de construções. Equipes fizeram ainda a limpeza de uma área no bairro Cohab João Baracat, utilizada também como descarte de lixo.

MOBILIZAÇÃO: Além da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, as Pastas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e Defesa Social (Guarda Municipal) também estarão envolvidas neste processo, podendo aplicar multas e até apreender os veículos que forem pegos descartando lixo em locais impróprios.

Vale lembrar que a população também pode ajudar o poder público informando os locais e as empresas que estão fazendo o descarte irregular de lixo nos bairros de Várzea Grande. As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria pelo número 0800.647.4142. “Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, sendo que a identidade do autor da comunicação será resguardada”, garantiu o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114