Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 14 de abril de 2018, 11h35

Voluntários são certificados em Cuiabá


Foto: Haillyn Heiviny
.

Mais de 200 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso de voluntário em Defesa Civil na noite dessa sexta-feira (13.04). Os voluntários lotaram o salão nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Ao todo, 635 pessoas participaram da formação em 14 turmas coordenadas pela secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil no último mês, e estão aptas a atuar durante a 13ª edição da Caravana da Transformação.

Com essa formatura, Mato Grosso supera o número de mais de seis mil voluntários em Defesa Civil formados em dois anos. Durante a cerimônia, os certificados foram entregues pelo secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos e coordenador geral da Caravana, José Arlindo da Silva, e o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil e coordenador de logística da Caravana cel. BM, Abadio Cunha.

Entre os formandos está Vanir de Oliveira Butarelli, de 64 anos. A aposentada fez o curso na companhia da irmã Vanilda Oliveira e da amiga Maria Madalena de Souza Santos, ambas com 61 anos. A animada Vanir conta que já participa de outras ações voluntárias e também de algumas aventuras como a realização de trilhas ecológicas. “Amo ajudar as pessoas, quero ver os outros bem, e fazer isso melhora o meu bem estar também. É uma corrente positiva”, explicou.

“A Caravana da Transformação representa um período de muito trabalho, e o resultado final, que é devolver a visão e levar um serviço de qualidade a população é muito maior que o institucional. Nesse sentido, a Defesa Civil faz um trabalho exemplar. Eles são fundamentais e reproduzem toda essa capacidade técnica, esse sentimento de unidade nos voluntários. Vocês, voluntários, são os principais produtos da Defesa Civil”, afirmou o secretário José Arlindo durante a entrega.

Já o secretário adjunto Abadio Cunha destacou a importância da preparação da população para situações de desastre e como essa formação repercute em outros estados. “Muita gente ouviu falar de Defesa Civil nos últimos dois anos, formamos seis mil voluntários. Isso é muito importante, pois transmitimos a resiliência para a população conseguir reagir a situações críticas, preservando a vida e evitando prejuízos financeiros. E um sinal desse resultado é que fomos procurados por outros estados para apresentar a nossa metodologia de trabalho”.

Para atuar na Caravana da Transformação os voluntários participaram de um curso com 12h de duração. A capacitação inclui orientações sobre o trabalho da Defesa Civil e da Caravana da Transformação e noções de atendimento pré-hospitalar e noções de combate a incêndio. Os voluntários serão responsáveis pelo credenciamento de participantes, acolhimento dos pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias oftalmológicas e apoio geral ao evento.

O cel. Abadio Cunha explicou ainda que a não retirada do certificado durante a cerimônia não é um impeditivo para atuar durante a Caravana. “Quem concluiu o curso está apto a atuar no evento, independente do recebimento do certificado”, pontua. Já as pessoas que concluíram o curso e não receberam os certificados, poderão retirá-los após o dais 10 de maio na sede da Defesa Civil, situada na rua General Neves, nº 69, Duque de Caxias, em Cuiabá.

Caravana da Transformação

A Caravana em Cuiabá tem início no dia 16 de abril e segue até 10 de maio. Além de atendimentos de saúde, a Caravana oferecerá serviços de cidadania entre os dias 23 e 28 de abril. Nesta edição, além dos moradores da capital serão beneficiados os de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114