Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 11 de outubro de 2018, 14h22

'Nepotismo': Secretário-adjunto de Saúde confirma contratação de irmãos na pasta


.

O secretário adjunto de Saúde, Milton Corrêa, confirmou em depoimento prestado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde que solicitou a contratação de seus dois irmãos junto à Secretaria de Saúde.

Conforme Milton, era ele responsável pela análise de currículos dos profissionais médicos atuantes na secretaria. Disse, inclusive, que ele próprio teria recebido e feito o pedido de contratação dos irmãos.

Indagado pelo presidente da CPI, vereador Abilio Junior (PSC), sobre as contratações seriam caso de nepotismo, o secretário respondeu de forma enfática, considerando a necessidade de profissionais para atender a demanda. “O senhor preferiria ficar sem médico ou contratar seus irmãos”, refutou Milton.

Diante da declaração, Abilio salientou sobre a importância de contratação por meio de processo seletivo, concurso público, em respeito aos princípios que regem a administração pública. “Não estou questionando aqui o vínculo dos profissionais, a carga horária ou coisa assim. Estou questionando o desrespeito ao princípio da impessoalidade. O que vimos aqui, diante dessa situação, é que as contratações eram feitas de maneira muito pessoal, de favorecimento”, pontuou Abilio.

Conforme documentos apresentados pelo presidente, a irmã de Milton, a médica Renata Correa, teria salário de aproximadamente R$ 3 mil, recebendo pouco mais de R$ 5 mil em gratificações. Contudo, o secretário tentou esclarecer que poderia tratar de valores acumulados, diante de efetivação da contratação tardia. “Se houver qualquer irregularidade, pode ter certeza que será devolvido”, garantiu.
Diante da abordagem feita pelo presidente da CPI, presente na oitiva, o vereador Luis Claudio (PP), saiu defendeu a testemunha. “Não vejo um caso de nepotismo. O senhor Milton não era ordenador de despesa, não ocupava cargo de direção, chefia ou assessoramento. De forma que não pode ser considerado uma situação de nepotismo”, considerou Luis, citando a Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal, que versa sobre nepotismo.

O secretário-adjunto foi também questionado sobre a relação “insustentável”, declarada pela então secretária de Saúde, à época, Elizeth Araújo. Ele salientou que não havia dificuldade de relacionamento da parte dele. “Ela não aceitava indicação de ninguém, somente as delas”, declarou Milton.

Há 20 dias para o fim dos trabalhos, a CPI já realizou nove oitivas incluindo a dessa quarta-feira (10/10). Dentre as investigações feitas estão: contratações temporárias da Secretaria de Saúde, abando de equipamentos e falta de insumos e reagentes do Laboratório Central (Lacec), acumulação de cargos no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, improbidade administrativa no Hospital São Benedito, dentre outras denúncias direcionadas à CPI. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114