Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 16 de outubro de 2018, 19h22

Escolas públicas selecionam obras literárias para o ano letivo de 2019


Jorge Pinho
.

Em Cuiabá, coordenadores pedagógicos, professores e diretores das unidades de ensino estão participando nesta terça-feira (16), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), de reuniões orientativas. Pela manhã estiveram reunidos os profissionais das unidades de creche e Centro Municipais de Ensino Infantil (CMEI). No período da tarde, das 14 às 17 horas, será a vez dos profissionais das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB).

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino, Eliane Quinhone explicou que esta é uma etapa muito importante no processo de escolha. “Neste momento os profissionais estão recebendo as orientações e tirando as dúvidas, para que possam selecionar as obras literárias que serão destinadas às escolas com Educação Infantil (creches e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e também o Ensino Médio. A escolha é realizada em conjunto, pelos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas. Os livros devem atender as peculiaridades e necessidades da escola, devem estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, com a Base Nacional Comum Curricular, as políticas públicas do Município e com a realidade sociocultural das comunidades”, explicou Eliane Quinhone.

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental a escolha será de acervos literários para as salas de aulas. Já para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e para o Ensino Médio a escolha será de acervos para a biblioteca e de dois livros para cada aluno. As obras serão devolvidas pelos alunos às escolas depois do período de um ano, para reutilização.
Para que os profissionais possam escolher, o FNDE divulgou um Guia onde constam as obras selecionadas que pode ser consultado no endereço eletrônico, http://pnld.nees.com.br/pnld_2018_literario/inicio.

Para o diretor do CEEI Portal da Fé, Jorge Gabriel Ramires Junior, esta é uma oportunidade única. “Esse processo envolve todos os profissionais da escola, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI’s), professores, coordenadores pedagógicos e, esse envolvimento é fundamental para que possamos escolher os títulos que mais se adéquam ao nosso projeto”.

A coordenadora pedagógica do CMEI Engenheiro Oscar Amélito, Lilian Lima, as obras literárias irão impulsionar o trabalho que a unidade escolar já realiza. “Desenvolvemos um projeto de Educação Literária, que abrange todas nossas crianças e agora iremos impulsionar ainda mais”, disse ela.

A assessora pedagógica Eliane Quinhone lembrou a importância da escolha das obras literárias para a formação de novos leitores. “Estamos formando uma nova geração de leitores e não só isso, com materiais adequados estamos trabalhando também a interpretação de texto e com isso resolvendo dificuldades que as crianças possam ter mais a frente”, salientou.

 

Programa

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do governo federal é um dos maiores de distribuição de livros do mundo. Os materiais são adquiridos e vão diretamente para as mãos dos alunos e professores das escolas públicas.

Em setembro foram escolhidos os livros e materiais didáticos e agora é a vez das obras literárias.

O conteúdo dos livros segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento aprovado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) que define os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados nos ensinos Infantil e Fundamental.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114