Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 04 de julho de 2019, 19h45

Esgoto do Córrego da Prainha começa a ser tratado pela ETA Dom Aquino


Rio Cuiabá deixa de receber, a partir de agora, duas toneladas de carga poluidora por dia em seu leito, na região do Porto

 

O esgoto doméstico lançado no Córrego da Prainha, a partir de agora, recebe tratamento e só então, depois de limpo, é lançado no Rio Cuiabá. Com isso, o manancial que dá nome à cidade deixa de receber por dia, na região do Porto, duas toneladas de carga poluidora, atingindo a marca de 60 toneladas a menos de poluentes por mês. A medida, importante tanto para a saúde da população quanto para a preservação da natureza, representa um importante marco para a Cuiabá dos 300 anos, que consagra o 2019 como o ano da virada do saneamento.

.

 

Obras e melhorias resultantes do investimento total de R$ 228 milhões avançam na capital mato-grossense, fruto da parceria entre Prefeitura Municipal e Águas Cuiabá (concessionária dos serviços de água e esgoto), sob o acompanhamento do Ministério Público Estadual (MPE-MT) e do Órgão Regulador (Arsec). São novas e grandiosas estruturas operacionais, 165 quilômetros de novas redes já implantadas (63 Km para abastecimento de água e 102 Km para coleta de esgoto) e o que é essencial: mais saúde e qualidade de vida para a população e mais sustentabilidade para todo o meio ambiente.

 

De importância histórica, o Córrego da Prainha foi canalizado (a partir da avenida Historiador Rubens de Mendonça) nos anos 1960 e passou a integrar a estrutura de saneamento básico da cidade. Funcionando no modelo denominado Sistema Misto, ele passou a coletar e transportar água de chuva e esgoto doméstico. Ao assumir os serviços de água e esgoto do município, a Águas Cuiabá desenvolveu projetos que possibilitam à empresa tratar adequadamente o esgoto proveniente dos 16 bairros formadores Bacia da Prainha (Lixeira, Centro Norte, Bandeirantes, Dom Aquino, Centro Sul, Goiabeiras, Santa Helena, Araés, Baú, Senhor dos Passos, Consil, Miguel Sutil, Jardim Alvorada, Bosque da Saúde II, Porto e Poção.

 

Para tanto, a concessionária estruturou, modernizou e reativou a Estação Elevatória de Esgoto da Prainha e realizou, também, importantes melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto Dom Aquino, investindo, nas duas unidades, R$ 40 milhões. “Nosso objetivo é entregar à comunidade cuiabana excelência em saneamento. Para isso, temos nos dedicado em encontrar as melhores soluções para todas as regiões da cidade, construindo aquilo que é necessário, desativando unidades ineficientes e levando inovação a estruturas importantes, como é o caso da ETE Dom Aquino”, explica a diretora de Gestão da Águas Cuiabá, Cristiane Schwanka.

 

Juntamente com as conquistas, vêm as responsabilidades. Cumprindo ao que determina o contrato de concessão, comunidades agora atendidas com serviços de esgotamento sanitário passam a compartilhar a responsabilidade de seu custeio, condição fundamental à continuidade e qualidade na prestação dos serviços. O valor referente ao serviço de esgoto virá especificado na fatura mensal, acrescido ao valor referente ao consumo de água. Para os clientes integrantes da Bacia da Prainha, a cobrança começa a vigorar em 01 de agosto de 2019.

 

 

Todo o trabalho em prol do esgotamento sanitário vai reposicionar Cuiabá no cenário nacional de saneamento básico, tornando-a uma das capitais mais saneadas do país. Até o final deste ano, a capital mato-grossense contará com 61% de coleta e tratamento de esgoto, chegando ao expressivo índice de 91% no ano de 2024.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114