Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 11 de agosto de 2011, 19h12

AMM apresenta pesquisa sobre desemprego a estudantes universitários


Acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade de Cuiabá participaram na noite desta quarta-feira (10) de uma palestra proferida por representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios. A equipe apresentou os resultados da pesquisa sobre o Mapa do Emprego e Desemprego na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, realizada em abril pela AMM. A constatação de que os maiores índices de desemprego estão concentrados nos jovens é uma das principais conclusões da pesquisa. Em Cuiabá, por exemplo, os desempregados chegam à taxa de 7% da população com mais de 16 anos, mas em alguns bairros periféricos esse índice pode chegar a 20%, com 80% deles incluídos na faixa etária de 16 a 24 anos.

O levantamento foi feito por amostra de domicílios para identificar a estrutura do mercado de trabalho na região, a partir do perfil de cada município. A pesquisa foi realizada com 8.200 entrevistados nas seguintes cidades: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Poconé, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Várzea Grande e Cuiabá.

Outra conclusão é que o fluxo migratório que se verifica nos municípios que compõem a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá é um indicador da estagnação da economia dos municípios da região. A pesquisa aponta que o problema econômico tem origem na escassez de oportunidades de empregos nas cidades, que apresentam um alto grau de informalidade. Essa informalidade não significa necessariamente contratos de trabalho sem carteira assinada e sim condições precárias de trabalho.

De acordo com os dados, em Várzea Grande, por exemplo, apenas 66% dos entrevistados residem e trabalham na cidade, 24% trabalham em Cuiabá, 2% em outros municípios da região, 5% na região produtora de Mato Grosso e 3% em outras localidades.

Durante a palestra foi também apresentada uma ação prática da AMM para contribuir com os jovens à procura do primeiro emprego. A partir da pesquisa a AMM desenvolveu um projeto social que oferece capacitação gratuita a 45 jovens de bairros carentes da capital. Os jovens inscritos no curso Auxiliar Administrativo da Construção Civil têm entre 16 e 24 anos. O curso, que teve início na última terça-feira (9), terá duração de 2,5 meses, com carga horária de 60 horas.

A pesquisa e seus desdobramentos serão também apresentados nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, na Universidade Federal de Mato Grosso. O convite partiu da faculdade de Economia da UFMT, que entre os dias 9 e 12 de agosto vai realizar evento para recepcionar os acadêmicos do segundo semestre letivo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114