Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 30 de novembro de 2011, 08h23

Acadêmicos conhecem e destacam ambiente tecnológico da Sefaz


“Não tínhamos a dimensão do sistema da Sefaz, de quantas pessoas estão envolvidas para o seu desenvolvimento, da estrutura necessária para manter tudo funcionando”. A frase foi dita pelo estudante Cláudio de Souza, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Sorriso (Fais). Ele foi um dos 28 alunos do curso que realizaram uma visita técnica ao ambiente tecnológico da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), no dia 25.

Inicialmente, os alunos assistiram a palestra “Governança de TI e os pilares participantes dos controles de objetivos de TI”, na Escola Fazendária. As explicações foram centradas na Gestão de Projetos, Gestão de Desenvolvimento de Sistemas de Software, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Gestão de Processos e Gestão de Segurança da Informação. O coordenador de TI da Sefaz, Marcos Daniel Martins Souza, o gerente de Planejamento e Qualidade em TI, Walderson Shimokawa, e o gerente de Suporte de Infraestrutura em TI, Wagner Ferreira de Souza, foram os responsáveis pelo evento previamente autorizado pelo secretário-adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel.

Após a palestra, os estudantes iniciaram a visita técnica propriamente dita, onde eles e os professores conheceram o ambiente tecnológico da Sefaz, já nas instalações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti). Neste momento foi apresentado ao grupo as seis unidades participantes da Coti, e durante todo o tempo a equipe facilitadora da Sefaz sanou dúvidas e acrescentou informações sobre o dia-a-dia dentro do ambiente tecnológico. “Podemos perceber que o trabalho é realizado de forma organizada, que existe uma metodologia para que o produto final, um software, seja construído especificamente focado para a demanda da área fim”, destacou o estudante Fábio Henrique Oliveira.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Sorriso se propõe a capacitar profissionais com formação humanística/ética e com conhecimentos tecnológicos sólidos para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação de forma empreendedora.

O curso visa contribuir para o desenvolvimento tecnológico na área de sistemas computacionais, além de criar espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade. Também está voltado ao atendimento das necessidades locais e regionais em termos de formação de recursos humanos na área de análise e desenvolvimento de sistemas computacionais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114