Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 20 de dezembro de 2011, 10h47

Viveiro da Empaer divulga balanço e realiza plantio de mudas no parque Massairo Okamura nesta terça-


O viveiro de mudas de espécies nativas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) divulga o balanço das ações realizadas durante o ano de 2011, com o plantio de 80 mil mudas na Baixada Cuiabana usada para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. Finalizando as atividades do ano, o viveiro realiza o plantio simbólico nesta terça-feira (20.12), a partir das 8h30, no Parque Massairo Okamura, localizado na Avenida Rubens de Mendonça. Empresas e instituições pioneiras na neutralização de gases de efeito estufa serão homenageadas.

O coordenador do viveiro, Antônio Rocha Vital, fala que será repassado ainda este ano para os produtores do município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), 150 mil mudas que serão plantadas na margem esquerda do Rio Cuiabá. Conforme Rocha esse trabalho é uma parceria com o Instituto Ação Verde e Ministério Público que por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pretendem reflorestar as margens do rio. “Vamos aproveitar o período das chuvas que vai de novembro a março para realizar o plantio”, destaca Rocha.

Com uma área de 18 mil metros quadrados, no viveiro são multiplicadas 66 espécies diferentes de plantas. As espécies mais produzidas são: jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã, bordão de velho, dama da noite, mogno, goiaba, caju e outras. O trabalho faz parte do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá que amplia a atuação este ano, estendendo para o Rio Paraguai.

A parceria com o Instituto vai produzir 300 mil mudas para reflorestar e recuperar a Bacia do Rio Teles Pires e revitalizar o Centro de Pesquisa da Empaer, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). A previsão é que até 2015, sejam plantadas 5 milhões de mudas nos municípios de Sinop, Sorriso e Itaúba.

Conforme Vital, no Rio Teles Pires poderão atuar numa área de 620 quilômetros de extensão. “Pretendemos montar bancos de germoplasma que servirão para produção de sementes geneticamente conhecidas, identificando a origem de cada uma”, comenta Rocha.

O trabalho não restringe somente a produção de mudas e sim orientação sobre os cuidados com o meio rural preservando a mata ciliar, os cuidados na produção e escolha correta da muda ou semente, preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta. Ele ressalta que o Centro de Pesquisa da Empaer vai orientar o produtor rural com palestras, cursos e outros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114