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Terça, 10 de setembro de 2013, 17h29

Sema apresenta novo Sistema de Atendimento Eletrônico


O setor de base florestal em breve poderá contar com o novo sistema de atendimento eletrônico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nele, os processos físicos serão convertidos para modelo digital, contribuindo com o fim do passivo na secretaria. O novo sistema foi apresentado para representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), na última segunda-feira (09.09), na sede da Sema, durante reunião com o secretário de Meio Ambiente, José Lacerda.

O diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, espera que o sistema comece a ser operacionalizado o quanto antes. “Esse novo Sistema irá contribuir para transparência e celeridade nos processos do setor florestal de Mato Grosso”, afirmou Leite.


Lacerda ressaltou que o sistema digital é uma demanda antiga da Sema, onde aproveitando soluções já implantadas no Estado, trouxeram essa realidade para a Secretaria. “Inicialmente a implementação será na Superintendência de Gestão Florestal (SGF) atendendo reivindicação do Cipem e dos profissionais engenheiros florestais, também devido ao grande volume que justifique o investimento na área. O sistema é um processo gradativo, não tem como atendermos de forma digital toda Sema, porque temos cerca de 30 mil processos circulando para efeito de análise”.


José Lacerda apontou como vantagens do novo sistema a construção de uma proposta gerencial que envolve dois pilares básicos: trabalhar a questão estruturante e questão emergencial, gerando resultados para Sema e seus usuários de forma rápida. “Teremos com isso o menor custo, qualidade, dentro do norte estratégico de se trabalhar a curto, médio e longo prazo, ou seja é uma combinação de fatores que estão sendo conduzidos, em prol do desenvolvimento, empregabilidade e inclusão social”, concluiu o secretário.


O Secretário Adjunto Executivo do Núcleo Ambiental da Sema, Benedito Nery Guarim Strobel, destacou a importância da implementação de um modelo gerencial estruturante, onde se trabalha uma organização estratégica na melhoria da prestação de serviços para aqueles que precisam colocar em produção seus empreendimentos.


“Em paralelo vamos trabalhar a questão do Custo Brasil - Uma proposta que visa melhorar os serviços com um custo adequado para a administração, uma vez que esse custo é pago pela própria população”.


Nery Guarim explicou que com o Sistema trará soluções como a exemplo do profissional engenheiro florestal indicado pelo empreendedor, poderá do próprio escritório dar entrada em processo na secretaria, o próprio empreendedor terá acesso a toda informação digital de como anda seu processo, além de reduzir o custo operacional da própria Sema tornando o processo mais célere, qualitativo, transparente e melhora o atendimento ao cidadão.


Investimentos - A secretaria está adequando o seu parque tecnológico, podendo oferecer maior capacidade de processamento e fluxo de dados, melhorando os acessos das 11 diretorias que operam a tramitação de dados. Também já foram adquiridos 300 novos computadores, para, assim, conseguir operar o novo sistema. Na questão de atendimento presencial, adquirimos 40 novas caminhonetes que vão nos ajudar atualizar os passivos de vistorias e liberação de licenciamentos.  




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