Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Sexta, 12 de setembro de 2014, 11h13

Vendas de veículos em Mato Grosso caem em agosto


Número de emplacamentos cai 8,27% no comparativo com o mês de julho

Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), o número de emplacamentos no Estado teve um recuo de 8,27% em agosto. Foram registrados 10.095 emplacamentos, frente a 11.005 no mês anterior. Para o presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, a queda é reflexo do momento vivido pelo setor em todo o país.

"Isto é resultado da situação econômica refletida pela indefinição política, pelo pós-copa, e também pela dificuldade que o consumidor ainda está encontrando para trafegar nas vias urbanas da capital e da vizinha Várzea Grande. Fatores que somados levam o consumidor a adiar a decisão de compra", avalia Guedes.

No comparativo com o acumulado até agosto de 2013, o número de emplacamentos teve uma redução de 4,06%, caindo de 84.734 para 81.294 neste ano. A queda, contudo, ainda foi menor que aquela sofrida pelo setor no Brasil, que chegou a 8,5%. Segundo Guedes isto se dá devido a uma característica da economia mato-grossense, que costuma crescer, no mínimo, o dobro que o país por sua forte vocação para o segmento produtor de commodities.

Os emplacamentos de carros de passeio e utilitários leves caíram 7,86% em relação a julho. Somadas, as duas categorias registraram 5.112 emplacamentos em agosto frente a 5.348 registrados no mês anterior. As condições adversas para concessão de créditos por parte das financeiras é considerado o maior responsável pela diminuição de vendas destes tipos de veículos. Contudo, este cenário deve ser minimizado com novas leis que facilitarão a execução e a retomada do bem financiado.

Mesmo com a diminuição sentida no último mês, a perspectiva para o restante do ano é de melhora. "O Segmento está otimista. As condições para os consumidores estão cada vez mais atrativas, as definições políticas serão conhecidas em pouco tempo, e a tendência é que tanto o nosso segmento como os demais que estão sofrendo os reflexos já experimentem melhoras em um ou dois meses", diz o presidente da Fenabrave-MT.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste também houve queda em relação a julho. Ao todo, 40.863 foram emplacados em agosto, ante 45.729 do mês anterior, contabilizando um recuo de 10,64%. O acumulado até agosto demonstra uma redução de 8,72% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013.

Brasil

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registrou 398.034 vendas de novos veículos no país, número 7,6% menor que o registrado no mês de julho, quando 430.548 veículos foram emplacados. No acumulado do ano somam-se 3.289.715 de novos emplacamentos, 8,5% a menos que o acumulado de janeiro a agosto de 2013. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114