Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Quinta, 16 de outubro de 2014, 12h18

Sicred destaca empreendedores no Dia do Cooperativismo


Foi num momento de dificuldade financeira que Floros Marques da Rocha se apegou ao hobby de cultivar plantas como plataforma para pagar algumas contas. Incentivado pela esposa, levou 80 vasos com diferentes variedades para uma área movimentada no bairro e vendeu praticamente todo o estoque num único final de semana. Ao se descobrir de repente empreendedor, ele encontrou no cooperativismo de crédito a força que precisava para crescer.

“Fui numa unidade do Sicredi e me orientaram desde os documentos que eu tinha que levantar pra abrir uma empresa a como conseguir o crédito para começar o negócio. Eu não sabia nada de administração e uma gerente me fez visitas semanais, dando todo o acompanhamento. Quando eu precisei dar entrada no financiamento de um carro pra agilizar os meus atendimentos, em três dias eu já estava com a chave na mão. E isso fez toda a diferença para que eu mudasse de vida”, conta Rocha, animado com o movimento de clientes no viveiro que administra no CPA.

Dados da Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso (OCB/MT) apontam para a existência de 26 cooperativas de crédito no Estado com 124 filiais, com a adesão de cerca de 300 mil associados. Para se ter uma ideia da força do segmento, um terço de toda a movimentação registrada no sistema financeiro do Estado passa por cooperativas de crédito. Cenário que anima cooperativas em meio às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado este ano em 16 de outubro.

“O cooperativismo de crédito é uma opção segura a milhares de pessoas que querem empreender. A proximidade que temos com o dia a dia de nossos associados e o fato de serem estes os verdadeiros donos das cooperativas que integram são pontos que fazem esse modelo de cooperação financeira se fortalecer no Estado”, destaca o presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof.

Dia Internacional - Celebrado na terceira quinta-feira de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é promovido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu) para divulgar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de crédito, aumentando a conscientização sobre a importância econômica e social e, consequentemente, o apoio ao movimento cooperativo.

De acordo com dados do Woccu, 57 mil cooperativas de crédito estão presentes em 103 países, reunindo 208 milhões de pessoas. Os ativos totais das instituições financeiras cooperativas que fazem parte do Woccu movimentaram, em 2013, cerca de US$ 1,5 trilhão.

No Brasil, a OCB contabiliza, com base em números de 2013 do Banco Central, mais de 6,5 milhões de associados, 1.154 cooperativas de crédito com 5.084 pontos de atendimento espalhadas pelo país, gerando mais de 45 mil empregos.

Da Assessoria




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114